O significado teológico das religiões como “mediações participadas” da mediação salvífica de Cristo: elementos para uma teologia das religiões
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v47e2022a6523Palabras clave:
Mediações participadas, Pneumatologia, Teologia das religiõesResumen
O que significa afirmar que as religiões são “mediações participadas” da Mediação de Cristo na Carta Encíclica Redemptoris Missio n. 5? É possível ultrapassar a concepção de que religiões são um estágio anterior e meramente preparatório à promulgação do Evangelho com a formulação “mediação participada”? Neste artigo, a resposta parte do conteúdo estabelecido pela doutrina da fé sobre o Mistério de Cristo presente nas tradições religiosas, expresso pelo Magistério e desenvolvido pela teologia católica em perspectiva pneumatológica. O Espírito Santo é responsável pela universalização e escatologização do Mistério Pascal. A presença do Espírito nas religiões torna o Mistério de Cristo manifesto e concreto, nas diversas situações da história do mundo e nas religiões. A partir disso, erige-se, como conclusão, que as religiões se configuram não somente uma preparação, em termos de fases prévias à promulgação do Evangelho, mas preparação que já participa, a priori, o Mistério Pascal de Cristo, proporcionando-lhes exercer a função de mediações participadas aos seus membros.
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