Poder político e religião: sobre a crítica de Rousseau a certo tipo de cristãos no corpo político

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v41n2a3767

Palabras clave:

Hobbes. Poder político. Religião. Rousseau. Teologia-Política.

Resumen

O artigo pretende aprofundar o tema da relação entre poder e religião, tomando por base a análise feita por Rousseau em “Do Contrato Social”. Interessa examinar, em primeiro lugar, sua avaliação segundo a qual os cristãos, que concordam em se submeter a um poder religioso na terra e não ao poder político civil, provocariam uma cisão no interior da sociedade que abriga esses dois poderes de naturezas distintas. Também, por se preocuparem mais com os problemas transcendentes do que com os humanos, os cristãos jamais seriam bons cidadãos e não estariam interessados nos problemas do Estado. Em uma situação de perigo, os cristãos, piedosos e resignados em face da possibilidade de vitória do inimigo combatente, não estariam dispostos a morrer pelo bem da vida pública terrena. Segundo Rousseau, por não partilharem do sentimento de sociabilidade pública, eles não seriam bons cidadãos. Cabe perguntar: é correto aceitar que eles nutram um total desinteresse pela vida civil? Para aprofundar a questão, recorre-se, além da obra de Rousseau, a alguns aspectos da avaliação de Hobbes sobre o mesmo tema. Ao final, pretende-se mostrar como o debate levantado por ambos os filósofos constitui um dos veios centrais de uma discussão moderna da Teologia-Política.

Palavras-chave: Hobbes. Poder político. Religião. Rousseau. Teologia-Política.

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Biografía del autor/a

Douglas Ferreira Barros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Rod. Dom Pedro I, km 136, Pq. das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2017-02-03

Cómo citar

Barros, D. F. (2017). Poder político e religião: sobre a crítica de Rousseau a certo tipo de cristãos no corpo político. Reflexão, 41(2), 199–209. https://doi.org/10.24220/2447-6803v41n2a3767