O problema do vínculo da essência do humano com o deus derradeiro em Heidegger

Autores/as

  • Paula Renata de Campos Alves Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n1a3235

Palabras clave:

Deus derradeiro. Humano. Origem.

Resumen

O artigo presente pretende indicar algumas direções para se pensar a relação entre um deus não metafísico, ou ainda, um deus pós-morte de Deus, na articulação com a essência de um humano que a esse momento histórico espiritual – da morte de Deus –, possa corresponder. Essas indicações, encontramos a partir do escrito póstumo de Martin Heidegger, Contribuições à filosofia: do acontecimento-apropriação (Beiträge zur Philosophie. Vom Ereignis), redigido entre 1936 e 1938. Nesse texto, Heidegger prefigura um deus, o deus da ausência, isto é, um deus que não se pode cultuar, um deus não universal, não metafísico, como a possibilidade de um redimensionamento do vínculo do humano com o divino. A esse deus prefigurado chama de “deus derradeiro” (Der letzte Gott). O “deus derradeiro” de Heidegger atende a um pensar que se dispõe a abandonar as categorias que delineiam os traços de uma relação cristalizada entre humano e divino, configurando uma abertura à origem, ao movimento que inicia uma relação, e que a iniciando pode dar a pensar o vínculo primordial da essência do humano com o divino, o “totalmente outro”. O que queremos indicar, a partir disso, é de que modo origem e “deus derradeiro” podem coincidir na e desde a tarefa do pensamento.

Palavras-chave: Deus derradeiro. Humano. Origem.

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Biografía del autor/a

Paula Renata de Campos Alves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Rod. Dom Pedro I, km 136, Pq. das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2015-09-04

Cómo citar

Alves, P. R. de C. (2015). O problema do vínculo da essência do humano com o deus derradeiro em Heidegger. Reflexão, 40(1), 109–118. https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n1a3235

Número

Sección

Artigos: Temática Livre