Secularização e pós-modernidade em Gianni Vattimo
Palabras clave:
secularização, pós-modernidade, Vattimo, hermenêutica, crítica da culturaResumen
O conceito de secularização, aplicado à caracterização do pensamento e da religião, no mundo atual, assume na obra de Vattimo uma especial relevância para a crítica da cultura. Trata-se de examinar, na “sociedade transparente”, as possibilidades do “pensamento fraco”, no horizonte do “fim da metafísica” e as possibilidades de um “cristianismo não-religioso”, que o autor italiano faz emergir de uma aproximação entre as críticas de Heidegger e Nietzsche à sociedade contemporânea e as sugestões inspiradoras de G. de Fiore.
Descargas
Citas
ATTI DEL I CONGRESSO INTENAZIONALE DI STUDI GIOACHIMITI, S. Giovanni in Fiore, Centro di Studi Gioachimiti, 1980.
BUONAIUTI, Ernesto, Gioachino da Fiore. I tempi. La vita. II messaggio, Cosenza, Lionello Giordano, 1984.
DE LUBAC, Henri, La postérité spirituelle de Joachim de Flore, Lethielleux, Paris, 1979.
MOTTU, Henre, La manifestation de I’esprit selon Joachim de Flore, Neuchâtel/Paris, 1977.
Revista FLORENSIA, S. Giovanne in Fiore, Centro di Studi Gioachimiti, 1980.
VATTIMO, Gianni, Credere di Credere, s/l, Garzanti, 1999.
Dopo la cristianità, s/l, Garzanti, 2002.
Oltre I’interpretazione, Bari, Laterza, 1994.
A religião, Lisboa, Relógio d’Água, 1997.
La società trasparente, s/l, Garzanti, 2000 (2a. Edição).
La sécularisation de la pensée, Paris, Seuil, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Constança Marcondes César
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.