"LE MYSTÊRE RELIGIEUX DE L'ESPACE SELON JEAN JAURES

Autores/as

  • Reflexão Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumen

Jaurês foi professor de filosofia em Atbi e deputado por Carmaux. A fenomenologia jauresiana da percepção, elo entre Maine de Biran e Maurice Marleau-Ponty, sublinha a especialidade da sensação, desde uma forte crítica ao Ensaio sobre os dados imediatos da consciência de Bergson.
Recusando o idealismo subjetivo e o positivismo. Jaurês desenvolveu um realismo do espaço - terrestre e cósmico - em nome de uma meta física que conciliava teismo, panteismo e emanacionismo. Inteligível, imaterial e contudo bem real, o espaço é ao mesmo tempo potência do movimento e da dispersão e espressão do ser do mundo na sua unidade e sua infinidade qualificada. Ele liga o mundo ao espirito e as almas entre si. Manifesta a potência ilimitada do ser, a qual impõe o ato infinito que é Deus. A cosmologia jauresiana antecipa Teilhar de Chardin.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-26

Cómo citar

Reflexão. (2024). "LE MYSTÊRE RELIGIEUX DE L’ESPACE SELON JEAN JAURES. Reflexão, 23(71). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/10848

Número

Sección

Artigos