CRISE DA RAZÃO, DESCONSTRUÇÃO, TECNOLOGIA E FALÊNCIA DA ESTÉTICA

Autores/as

  • Fernando BASTOS Universidade de Brasília

Resumen

Análise e questionamento da crise da razão, ocorrida a partir do mundo moderno o emprego indevido da linguagem dialógica e de sua função comunicacional. O domínio do método e da razão analítica e discursiva. A rotinização da pós-história e a reificação do sujeito. A destituição dos sentidos e dos significados e a desconstrução conceptual. A tecnização planetária e a ocultação da produção "poética" da arte. A falência da Estética como definição conceptual e a estetização total da realidade. A razão hermenêutica e a atitude reflexiva de uma linguagem interpretativa da obra de arte no seu próprio horizonte estético

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CORETH. Emerich. Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo, EPU/EDUSP, 1973, p. 45 e passim.

GADAMER, Hans-Georg. Verdad y método. Salamanca, Sígueme. 1992. vol 1, p. 395; vol 2, p. 314.

GIVONE, Sergio. Historia de la estética. Madrid, Technos, 1990. p. 155

HEKMAN, Susan J. Hermenêutica e sociologia do conhecimento. Lisboa. Edições 70, 1990. p. 262.

HEIDEGGER. Martin . The question concerning technology. In: Basic writings. New York, David Krell, 1977, passim.

MERQUIOR, José Guilherme. Saudades do carnaval: introdução à crise da cultura. Rio de Janeiro, Forense, 1972, p. 48

NUNES, Benedito. Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger. São Paulo, Ática, 1986, passim.

. No tem o do nülismo e outros ensaios. São Paulo, Ática, 1993, p. 19 e 60.

ORTIZ-OSÉS, Andrés. La nueva filosofia hermenéutica: hacia una razón axiológica posmoderma. Barcelona, Anthropos, 1986, p. 105.

SOUSA, Eudoro de. Mitologia 2: história e mito. 2. ed. Brasília, EdUnB,1988, p. 43.

Uma leitura da Antígona. Brasília, EdUnB,1978, p. 10 e passim.

SADZIK, Joseph. Esthétidue de Martin Heidegger. Paris, Ed. Universitaires, 1963, passim.

STEINER, George. As idéias de Heidegger. São Paulo. Cultrix, 1978, p. 115 e passim.

VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: nülismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1996, p. 39; xii.

Publicado

2024-01-24

Cómo citar

BASTOS, F. (2024). CRISE DA RAZÃO, DESCONSTRUÇÃO, TECNOLOGIA E FALÊNCIA DA ESTÉTICA. Reflexão, 23(72). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/10778

Número

Sección

Artigos