DIAGNÓSTICO E REMÉDIO
OS CAMINHOS DA RA7ÃO ARTESÃ NA EPISTEMOLOGIA ATUAL
Abstract
Não é sem motivo que François Dagognet dedica sua obra “La raison et les têmedes”& seu mestre Gaston Bachelard. A postura diante da ciência é a mesma : criticar as perspectivas realistas e empiristas, optando por uma racionalidade ampla que integra e supõe a riqueza do imaginário.
Numa outra obra “Écriture et iconographie,” Dagogylet, retomando mais uma vez categorias bachetardianas, nos revela a semiótica do corpo humano, fotografado e transcrito, através de simbolismo figurativo.
O objetivo da comunicação é mostrar, através da análise da obra dagogniana, os novos parâmetros das ciências médicas na contemporaneidade, sob o prisma do diagnóstico e do remédio.
A analise das “citadas ”dos remédios e do papel importante do simbolismo pictórico no diagnóstico e no conhecimento do corpo tornará evidente que Dagognet, como médico e Nósoío atento às transformações vividas pelas ciências da vida, propõe perspectiva mais ampla e mais atual que a do mestre, levando-nos a concluir que hoje se instauraram novos parâmetros de objetividade científIca, que supõem o caráter dinâmico e inconstante da razão.
E nesse sentido que a razão, num processo demiürgico de construção do saber, se impõe como razão fundamentalmente artesã.
Downloads
References
DAGC)GNET, François - La raison et les rêmêdes , P.U.F. Paris, 1964.
- Écriture et iconographie - J. Vrin, Paris, 1973.
- Faces, surfaces et interfaces, J. Vrin, Paris, 1982.
.- Le vivant, Bordas, Paris, 1988.
- Le corps multiple et un, Les Empêcheurs de Penser en Ronde, Paris, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Marly BULCÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.