Facetas midiático-digitais do neorreacionarismo católico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v48a2023e8864Palavras-chave:
Neorreacionarismo católico, Redes digitais, YouTubeResumo
Este artigo visa a compreender algumas facetas midiático digitais do neorreacionarismo católico no Brasil, examinando alguns de seus sujeitos e de suas discursividades, assim como suas vinculações teológico eclesiais em relação a fontes antimodernistas católicas históricas. Por meio de pesquisa bibliográfico-documental e reflexão ensaística, refletimos primeiramente sobre o conceito de (neo)reacionarismo, a partir do ponto de vista histórico e conceitual. Em seguida, examinamos o neorreacionarismo no contexto específico de um processo sociotécnico acelerado e intenso de midiatização, em que lógicas midiáticas embebem cada vez mais as práticas religiosas. Analisamos, então, algumas facetas do neorreacionarismo católico em observáveis situados em meio a tais processos midiático-digitais, particularmente na plataforma YouTube. Para isso, assumimos quatro ângulos de observação principais a fim de identificar elementos caracterizadores da reação midiático-digital de tais sujeitos, a saber: 1) a recepção do Vaticano II; 2) a relação com o pontificado de Francisco e a recepção de seu magistério; 3) a relação com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a recepção de seu magistério; 4) a recepção das teologias latino-americanas, particularmente das teologias da libertação. Por fim, em conclusão, afirmamos que a autoridade e a credibilidade de tais sujeitos neorreacionários católicos não vêm do saber teológico (academia) nem do poder eclesiástico (hierarquia), mas sim de um saber-fazer e de um poder fazer midiático-digitais, que, por sua vez, conquistam-lhes um significativo reconhecimento sociorreligioso em rede.
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