O problema do vínculo da essência do humano com o deus derradeiro em Heidegger

Autores

  • Paula Renata de Campos Alves Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n1a3235

Palavras-chave:

Deus derradeiro. Humano. Origem.

Resumo

O artigo presente pretende indicar algumas direções para se pensar a relação entre um deus não metafísico, ou ainda, um deus pós-morte de Deus, na articulação com a essência de um humano que a esse momento histórico espiritual – da morte de Deus –, possa corresponder. Essas indicações, encontramos a partir do escrito póstumo de Martin Heidegger, Contribuições à filosofia: do acontecimento-apropriação (Beiträge zur Philosophie. Vom Ereignis), redigido entre 1936 e 1938. Nesse texto, Heidegger prefigura um deus, o deus da ausência, isto é, um deus que não se pode cultuar, um deus não universal, não metafísico, como a possibilidade de um redimensionamento do vínculo do humano com o divino. A esse deus prefigurado chama de “deus derradeiro” (Der letzte Gott). O “deus derradeiro” de Heidegger atende a um pensar que se dispõe a abandonar as categorias que delineiam os traços de uma relação cristalizada entre humano e divino, configurando uma abertura à origem, ao movimento que inicia uma relação, e que a iniciando pode dar a pensar o vínculo primordial da essência do humano com o divino, o “totalmente outro”. O que queremos indicar, a partir disso, é de que modo origem e “deus derradeiro” podem coincidir na e desde a tarefa do pensamento.

Palavras-chave: Deus derradeiro. Humano. Origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Renata de Campos Alves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Rod. Dom Pedro I, km 136, Pq. das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil.

Referências

Borges-Duarte, I. Arte e técnica em Heidegger. Lisboa: Documenta, 2014.

Heidegger, M. Abortes a la filosofia: acerca del evento. Buenos Aires: Biblos, 2003a.

Heidegger, M. Beiträge zur philosophie. Frankfurt am Main: Vittorio Klosterman, 2003b.

Heidegger, M. Caminhos de floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002.

Heidegger, M. Heráclito: a origem do pensamento ocidental – Lógica: a doutrina heraclítica do lógos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

Loparic, Z. Sobre a responsabilidade. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003.

Von Herrmann, F.-W. Wege im ereignis: zu Heideggers Beiträge zur Philosophie. 3.ed. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1994.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Alves, P. R. de C. (2015). O problema do vínculo da essência do humano com o deus derradeiro em Heidegger. Reflexão, 40(1), 109–118. https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n1a3235

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre