Imagem, corpo e dança no pensamento de Gaston Bachelard
Palavras-chave:
Bachelard, corpo, imagemResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre acerca da imagem correlacionada à valorização do corpo no pensamento de Gaston Bachelard. Buscamos investigar relações entre imaginário e mobilidade. Para subsidiar nossos objetivos, desenvolvemos uma investigação como questões relacionadas à dança, e em particular sobre o butô, podem ser analisadas a partir de categorias presentes na Fenomenologia da Imaginação Criadora, conjuntamente com noções presentes nas teorias de Helenita Sá Earp. Desenvolvemos um mosaico entre estas abordagens, que se interpenetram organicamente, com a finalidade de fundamentar a presença de uma possível estética da dança na obra bachelardiana.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo, Martins Fontes, 1990a.
. A água e os sonhos. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
. A terra e os devaneios do Repouso. São Paulo, Martins Fontes, 1990b.
. A poética do espaço. São Paulo, Martins Fontes, 1996a.
. O direito de sonhar. Rio de Janeiro, Bertrand, 1994a.
. A poética do devaneio. São Paulo, Martins Fontes, 1996b.
. A psicanálise do fogo. São Paulo, Martins Fontes, 1994b.
. Fragmentos de uma poética do fogo. Rio de Janeiro, Brasiliense,1990c.
. A dialética da duração. São Paulo, 1994c.
BAIOCCHI, Maura. Butoh – danças veredas d’alma. São Paulo, Palas Athena, 1995.
DAGONET, François. Bachelard. Lisboa, Edições 70, 1996.
EARP, Ana Célia de Sá. Aulas práticas de dança e seminários registrados em vídeo na Cia de dança Helenita Sá Earp. Universidade Federal do Rio de janeiro, Departamento de Arte Corporal /EEFD, 1986-1992.
. Elogio da sombra. Vídeo realizado pelo Laboratório de TV da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 1993.
. Aulas práticas de dança e seminários registrados em vídeo no Curso de Especialização em Técnica da dança e coreografia. Universidade Federal do Rio de janeiro, Departamento de Arte Corporal /EEFD, 1993-1995.
. Grupos de estudos e orientação das disciplinas do Curso de Bacharelado em Dança.
Universidade Federal do Rio de janeiro, Departamento de Arte Corporal /EEFD, 1994-1999.
EARP, Helenita Sá. Estudo do movimento I, II e III. Rio de janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisas aprovadas pelo CEPEG, 1974.
. Entrevistas concedidas para o autor. Rio de janeiro, 2000.
JUKU, Sankai. Shijima. An RM Arts / SVT 1, Stockholm, 1994.
.Sankai Juku. Disponível na INTERNET via htpp://www.extremetaste.com/sankai_juku,html. Acessado no dia 15/5/2001.
LIMA, Andre Meyer Alves. A Poetica da Deformacao na Danca Contemporanea. Rio de Janeiro, Monteiro Diniz, 2004.
MURAD, Carlos Alberto. A imaginação criadora e o gesto projetual. Rio de janeiro, Revista Estudos em Design V. 7, n 3, 1999.
NOVAES, Adauto et al. O olhar. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.
KKENGA, Harmen. Butoh – dance of darkness. Disponível na INTERNET via htpp://www.xs4al~fddinja/butoh_I. Html. Acessado no dia 3/8/2001.
VALERY, Paul. A alma e a dança. Rio de Janeiro, Imago, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 André Meyer Alves de Lima
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.