IDENTIDADE PESSOAL E EU MORAL EM DAVID HUME

Autores

  • Joaquim Clotet PUC-RS

Resumo

O tema da Identidade pessoal, tratado no A Treatise of Human Nature, (T), apresenta posições desconcertantes. Em primeiro lugar, Hume afirma: -a identidade que atribuímos a mente do homem é fictícia” (T 259), e. segundo: -a impressão de nós mesmos está sempre intimamente presente” (T 317). Pode um autor que vai concentrar uma parte relevante de sua filosofia no tema da ética, pôr em dúvida ou prescindir do eu, sujeito da moralidade? A distinção no conceito de identidade, através da crítica da substância e do dinamismo funcional das percepções, parece permitir uma solução. O questionamento da identidade pessoal implica a relativização do eu moral? Hume dá por suposta uma teoria da identidade do sujeito moral. ainda que não ofereça uma exposição ordenada sobre a mesma. O eu moral humana é, por natureza, hedonista e altruísta. A vacilação humana, no momento da reflexão sobre a identidade pessoal, se transforma em firmeza quando, com parâmetros psicológicos e naturalistas, descreve a pessoa como o ser-humano-moral simpático, passional e benevolente. 

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

Clotet, J. (2024). IDENTIDADE PESSOAL E EU MORAL EM DAVID HUME. Reflexão, 17(51/52). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11034

Edição

Seção

Artigos