RAZÓN Y VERDAD EN EL MARCO DEL IDEALISMO TRASCENDENTAL
Resumo
O objetivo principal da CRITICA DA RAZÃO PURA não é estabelecer os limites do conhecimento humano mas demonstrar que a razão constitui e delimita o âmbito de toda verdade possível. Desde a perspectiva humana, não há conhecimento ou verdade que sejam alheios ao domínio da própria razão. Assim, a função da filosofia critica não é convencernos da nossa incapacidade de chegar ao conhecimento do supra-sensível, mas mostrar que não existe pergunta que a razão não possa responder, ora de modo especulativo, ora de modo crítico.
Downloads
Referências
CASSIRER, E. ( 1956): EI Problema del Conocimiento ll. México: Fondo de Cultura Económica
DUMMETT, M. (1981): The Interpretation of Frege’s Philosophy. London: Duckworth.
HEIDEGGER, IVI. (1985):La Pregunta por la Cosa. Buenos Aires: Orbis.
KAIVF, l. (1956): Kritik der Reinen Vernunft (A/B). Hamburg: F. Meiner.
KANT, 1. (1976): Prolegomena (Pr) . Hamburg: F. Meiner, KÔRNER, S. (1983):Kant. Madrid: Alianza.
LOPARJC, Z. (1983): “Heurística Kantiana”. Cadernos de Historia e Filosofia da Ciência V. CLE/UNICAMP.
POPPER, K. ( 1974): Lógica dela Investigación Científica. Madrid: Tecnos.
POPPER, K. ( 1984.Madr): Tolerancia y Responsabilidad Intelectual. Madrid: Tecnos.
RODHEN, V. (1988): “Ceticismo vs. Condições de verdade”. Manuscrito XI-2.CLE/UNICAMP
TORRETTI, R. (1980):Kant. Buenos Aires: Charcas.
WITTGENSTEIN, L. (1978): Tractatus Logica-Philosophicus. Madrid: Alianza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gustavo CAPONI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









