Um jogo de tabuleiro para o processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em building information modeling

Autores

  • Roberto Cavalleiro de Macedo Alves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alice Theresinha Cybis Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v20e2023a6716

Palavras-chave:

Building Information Modeling, Colaboração, Ensino-aprendizagem

Resumo

A obrigatoriedade do Building Information Modeling no Brasil teve início em 2021, quando entrou em vigor a primeira meta da Estratégia Building Information Modeling Brasil, onde toda obra pública do Governo Federal deve ter seu projeto apresentado em Building Information Modeling. Até 2028, todo ciclo de vida da edificação, projeto, construção e manutenção, será obrigatório também ser em Building Information Modeling. Diante desse cenário, as instituições de ensino do setor de arquitetura, engenharia e construção terão papel fundamental no desenvolvimento de mão de obra qualificada para atender à crescente demanda do mercado. Este estudo, baseado no Modelo de Colaboração BIM3C, apresenta o desenvolvimento de um objeto de ensino-aprendizagem, que utiliza princípios de serious games, para introduzir conceitos relacionados ao projeto colaborativo em Building Information Modeling e seu fluxo de trabalho. Aplicado entre acadêmicos do setor, obteve relevante índice de motivação e engajamento na atividade, características comuns aos jogos, recebendo 90% de conceitos bom e excelente. 

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Biografia do Autor

Roberto Cavalleiro de Macedo Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Arquitetura e Urbanismo | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Alice Theresinha Cybis Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Arquitetura e Urbanismo | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Macedo Alves, R. C. de, & Cybis Pereira, A. T. (2023). Um jogo de tabuleiro para o processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em building information modeling . Oculum Ensaios, 20. https://doi.org/10.24220/2318-0919v20e2023a6716

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa