Um jogo de tabuleiro para o processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em building information modeling
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v20e2023a6716Palabras clave:
Building Information Modeling, Colaboração, Ensino-aprendizagemResumen
A obrigatoriedade do Building Information Modeling no Brasil teve início em 2021, quando entrou em vigor a primeira meta da Estratégia Building Information Modeling Brasil, onde toda obra pública do Governo Federal deve ter seu projeto apresentado em Building Information Modeling. Até 2028, todo ciclo de vida da edificação, projeto, construção e manutenção, será obrigatório também ser em Building Information Modeling. Diante desse cenário, as instituições de ensino do setor de arquitetura, engenharia e construção terão papel fundamental no desenvolvimento de mão de obra qualificada para atender à crescente demanda do mercado. Este estudo, baseado no Modelo de Colaboração BIM3C, apresenta o desenvolvimento de um objeto de ensino-aprendizagem, que utiliza princípios de serious games, para introduzir conceitos relacionados ao projeto colaborativo em Building Information Modeling e seu fluxo de trabalho. Aplicado entre acadêmicos do setor, obteve relevante índice de motivação e engajamento na atividade, características comuns aos jogos, recebendo 90% de conceitos bom e excelente.
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