ESTUDO EM ESCOLARES DE BARUERI (SP)

ESTATURA, RENDIMENTO ESCOLAR E SUPLEMENTAÇÃO AUMENTAR

Autores

  • Dóris Lúcia Martini LEl Instituto de Saúde
  • Sandra Pinheiro CHAVES Instituto de Saúde
  • Maria Lúcia Rosa STEFANINl Instituto de Saúde
  • Bárbara Regina LERNER Instituto de Saúde
  • Sílvia de Castro ARRUDA Instituto de Saúde

Palavras-chave:

estado nutricional, suple­ mentação alimentar, estatura, estudante, criança, rendimento escolar

Resumo

Com o intuito de conhecer a estatura de escolares e verificar sua relação com o aproveitamento escolar e a suplementação alimentar durante a infância, foram estudados 928 alunos (J anos de idade) que ingressaram no Ciclo Básico do ensino estadual no município de Barueri, SP. A prevalência de déficit de estatura/idade foi de 18,5% (<-1 escore Z do padrão NCHS) onde 2,7% estavam abaixo de 2 Z negativos. Foi encontrada associação significativa entre rendimento escolar e déficit estatura!, mas não entre essas variáveis e a suplementação alimentar. O risco de ter baixo rendimento escolar foi 1,9 vez maior entre os escolares não suplementados e que não cursaram a pré-escola; esse risco foi 2,5 vezes maior entre aqueles com déficit estatura! e que não cursaram a pré-escola.

 

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Publicado

25-06-1992

Como Citar

Martini LEl, D. L. ., Pinheiro CHAVES, S., Rosa STEFANINl, M. L. . ., LERNER, B. R. ., & de Castro ARRUDA, S. . (1992). ESTUDO EM ESCOLARES DE BARUERI (SP): ESTATURA, RENDIMENTO ESCOLAR E SUPLEMENTAÇÃO AUMENTAR. Revista De Nutrição, 5(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9960

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS