Educação nutricional no ensino público fundamental em São Paulo, Brasil: projeto Redução dos Riscos de Adoecer e Morrer na Maturidade
Palavras-chave:
educação nutricional, nutrição da criança, obesidade, prevenção e controleResumo
Objetivo
O objetivo deste estudo é analisar o desenvolvimento, implementação e impacto de um programa de educação nutricional sobre conhecimentos e atitudes relativos a hábitos alimentares saudáveis.
Métodos
Trata-se de estudo randomizado controlado, que envolveu estudantes e professores de oito escolas públicas. Três dessas escolas foram submetidas a uma intervenção educativa, educação nutricional, e as demais foram controle. Avaliaram-se os efeitos da educação nutricional sobre conhecimentos e atitudes.
Resultados
Observou-se uma melhora na escolha alimentar dos estudantes e redução no consumo de alimentos com alta densidade energética. Também se observou melhora nos conhecimentos e atitudes de professores em relação à prevenção da obesidade.
Conclusão
Mesmo com uma atitude positiva em relação ao desenvolvimento desta proposta, houve falta de apoio por parte das escolas estudadas. Futuros estudos e um maior envolvimento dos setores de Educação e Saúde poderiam superar essas barreiras, melhorando os resultados de programas nas escolas voltados para a prevenção da obesidade.
Referências
World Health Organization. Resolution WHA53.23. Diet, physical activity and health. In: Fifty-fifth World Health Assembly. Geneva; 2002. v.1.
Coitinho D, Leão M, Recine E, Sichieri R. Condições nutricionais da população brasileira: adultos e idosos. Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN). Brasília: Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição; 1991. 39p.
Brasil. Ministério da Saúde. Plano nacional para a promoção da alimentação adequada e do peso saudável. Brasília; 1999.
Borra ST, Schwartz NE, Spain CG, Natchipolsky MM. Food, physical activity, and fun: inspiring America’s kids to more healthful lifestyles. J Am Diet Assoc. 1995; 95(7):816-23.
Connors P, Bednar C, Klammer S. Cafeteria factors that influence milk-drinking behaviors of elementary school children: grounded theory approach. J Nutr Educ. 2001; 33(1):31-6.
Baranowski T, Mendlein J, Resnicow K, Frank E, Cullen K, Baranowski J. Physical activity and nutrition in children and youth: an overview of obesity prevention. Prev Med. 2000; 31(2):1-10.
The Centers for Disease Control and prevention. Guidelines for school health programs to promote lifelong healthy eating. J Sch Health. 1997; 67(1):9-26.
Doyle EI, Feldman RH. Factors affecting nutrition behavior among middle-class adolescents in urban area of Northern region of Brazil. Rev Saúde Pública. 1997; 31(4):342-50.
Taddei JA, Lopez FA, Macedo L, Gaglianone CP, Bracco MM, Magalhães CG, et al. Risk reduction of illness and deaths in adulthood. the RRIDA project. Brazilian Pediatric News [Internet]. 2000 June [cited 2002 Sept 16]; 2(2): [about 2p]. Available from: http://www.brazilpednews.org.br/junh2000/pr0002.html
Baranowski T, Perry CL, Parcel GS. How individuals, environments, and health behavior interact: social cognitive theory. In: Glanz K, Lewis M, Rimer BK, editores. Health behavior and health education: theory, research, and practice. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass Publishers; 1997. p.153-78.
Greidanus I, Contento I. The relationship between the ability to solve practical nutrition problems in an adult population and Piagetian cognitive levels. J Nutr Educ. 1989; 21(2):73-81.
Macedo L, Petty AL, Passos NC. Aprender com jogos e situações problema. Porto Alegre: Artmed; 2000.
Patton MQ. Qualitative evaluation and research methods. 2nd ed. Newbury Park (CA): Sage; 1980.
Dillman DA. Mail and internet surveys: the tailored design method. New York: John Willey & Sons; 2000.
Magalhães CG. Impacto de programa educativo nos conhecimentos, preferências e hábitos alimentares de escolares: ensaio randomizado controlado [dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2002.
United States Department of Agriculture and United States Department of Health and Human Services [Internet]. Dietary guidelines for Americans. [cited 2003 Feb 20]. Available from: www.usda.gov/cnpp/dietgdln.pdf
Zeger SL, Liang KY. Longitudinal data analysis for discrete and continuous outcomes. Biometrics. 1986; 42(1):121-30.
Stata Statistical Software [computer program]. Release 7.0. College Station(TX): Stata Corporation; 2001.
Cohen DA, Scribner RA, Farley TA. A structural model of health behavior: a pragmatic approach to explain and influence health behaviors at the population level. Prev Med. 2000; 30(2):146-54.
Baranowski T, Stables G. Process evaluation of the 5-a-day projects: helping explain outcomes. Health Educ Behav. 2000; 27(2):157-66.
Reynolds KD, Franklin FA, Leviton LC, Maloy J, Harrington KF, Yaroch AL, et al. Methods, results, and lessons learned from process evaluation of the High 5 school based nutrition intervention. Health Educ Behav. 2000; 27(2):177-86.
Davanço GM, Taddei JAAC, Gaglianone CP. Knowledge, attitudes and practices of teachers of basic cycle, exposed and non exposed to a Nutrition Education Course. Rev Nutr. 2004; 17(2):177-84.
NCES Fast Responses Survey System [Internet]. Nutrition education in US public schools: elementary teacher survey K-5 FRSS 60. 1997. [cited 2003 Feb 20]. Available from: http://nces.cd.gov/surveys/frss/publications/20000040/
Turnin MC, Tauber MT, Couvaras O, Jouret B, Bolzonella C, Bourgeois O, et al. Evaluation of microcomputer nutritional teaching games in 1,876 children at school. Diabetes Metab. 2001; 27(4 Pt 1):459-64.
Williams CL, Squillace MM, Bollella MC, Brotanek J, Campanaro L, D’Agostino C, et al. Healthy Start: a comprehensive health education program for preschool children. Prev Med. 1998; 27(2): 216-23.
Birch LL. Dimensions of preschool children’s food preferences. J Nutr Educ. 1979; 11(2):77-80.
Foley CS, Vaden AG, Newell GK, Dayton AD. Establishing the need for nutrition education: III. Elementary students’ nutrition knowledge, attitudes, and practices. J Am Diet Assoc. 1983; 83(5):564-8.
Borzekowski DL, Robinson TN. The 30-second effect: an experiment revealing the impact of television commercials on food preferences of preschoolers. J Am Diet Assoc. 2001; 101(1): 42-6.
Contento I, Balch GI, Bronner YL, Lytle LA, Maloney SK, Olsen CME, et al. The effectiveness of nutrition education and implications for nutrition policy, programs and research: a review of research. J Nutr Educ. 1995; 27(Special Issue):279-418.
Kristal AR, Patterson RE, Glanz K, Heimendinger J, Hebert JR, Feng Z, et al. Psychosocial correlates of healthful diets: baseline results from the Working Well Study. Prev Med. 1995; 24(3):221-8.
Sallis JF, Chen AH, Castro CM. School-based interventions for childhood obesity. In: Cheung LW, Richmond JB, editors. Child health, nutrition and physical activity. Champaign (IL): Human Kinetics; 1995. p.179-203.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristina Pereira GAGLIANONE, José Augusto de Aguiar Carrazedo TADDEI, Fernando Antonio Basile COLUGNATI, Clarissa Góes MAGALHÃES, Giovana Mochi DAVANÇO, Lino de MACEDO, Fábio Ancona LOPEZ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.