Programas de comercialização de alimentos: uma análise das modalidades de intervenção em interface com a cidadania

Autores

  • Kátia Yumi UCHIMURA Universidade Federal do Ceará
  • Maria Lúcia Magalhães BOSI Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

política social, promoção da saúde, nutrição

Resumo

Este artigo trata da análise de dois programas sociais, circunscritos à esfera municipal, voltados à facilitação do acesso da população de baixa renda aos alimentos, através da comercialização de produtos a preços mais baixos em comparação àqueles praticados no mercado convencional de alimentos. Para tanto, são apresentados, em um primeiro momento, os principais programas de alimentação e nutrição já implementados em âmbito federal, conferindo destaque às principais modalidades de intervenção já utilizadas pelo Estado no sentido de implantar, operacionalizar e legitimar suas propostas no campo da alimentação e nutrição. Na seqüência, são abordados o histórico e as configurações dos programas Mercadão Popular e Armazém da Família desenvolvidos no município de Curitiba, Estado do Paraná, na tentativa de explicitar os elementos que lhes conferem singularidade. Por último, é empreendida a análise desses programas à luz do seu modelo de intervenção em interface com a cidadania, colocando em relevo a necessidade de se considerar a subjetividade. 

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Publicado

25-12-2003

Como Citar

Yumi UCHIMURA, K., & Magalhães BOSI, M. L. . (2003). Programas de comercialização de alimentos: uma análise das modalidades de intervenção em interface com a cidadania. Revista De Nutrição, 16(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9150

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS