USO E PERCEPÇÕES DA ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ESTADO DA BAHIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
Palavras-chave:
alimentação alternativa, nutrição, hábitos alimentares, métodos de alimentaçãoResumo
O presente estudo faz parte de um projeto maior, intitulado “Avaliação das Políticas Públicas na Área de Alimentação e Nutrição Implementadas no Estado da Bahia, no período de 1994 a 1997”. Teve como objetivo reconhecer como vem se dando o uso da alimentação alternativa nas populações de baixa renda no Estado da Bahia, bem como identificar a percepção que as mesmas têm sobre esta prática. Foram aplicados questionários em 1.380 domicílios distribuídos em localidades urbanas e rurais de 36 municípios. O estudo revelou que 57,2% da população estudada já ouviu falar da alimentação alternativa e, deste percentual, 46,8% fazem uso desta prática. O principal veiculador do uso da alimentação alternativa, conforme esperado, foi a Pastoral da Criança, referida por 33,6% dos entrevistados. Do total dos entrevistados, 70,7% demonstraram uma percepção positiva sobre a alimentação alternativa como uma estratégia que contribui para a melhoria das condições de saúde.
Referências
BITTENCOURT, S.A. Uma alternativa para política nutricional brasileira? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.14, n.13, p.629-636, 1998.
DEBESSAUTET, I. Estudio de las bases cientificas para el uso de alimentos alternativos en la nutrición humana. Brasília : INAN, 1992. 92p. (Mimeografado).
LOPES, R.B.L. Brasil, 1989: um estudo sócio-econômico da indigência e da pobreza urbanas. Caderno de Pesquisa, Campinas, n.25, 1993. 60p.
MASCARENHAS, M.G. et al. Soluções ao alcance das mãos. Globo Ciência, n.51, p.12-16, 1994.
PASTORAL DA CRIANÇA. Ações básicas. Brasil, 1999. Disponível em: http://www.rebidia.org.br/pastoral/fr_acoes.html>. Acesso em: 12 dez. 2000.
PASTORAL DA CRIANÇA. Situação de Abrangência da Pastoral da Criança: 2o Trimestre de 2000. Disponível em: < URL: http://www.rebidia.org/estados/UF_BA.HTM>. Acesso em: 12 dez. 2000.
SANTOS, L.A.S. Saúde e nutrição no município de Valente, BA. Valente, Bahia, 1996a. 8p. (Relatório Técnico apresentado a APAEB).
SANTOS, L.A.S. Representações e práticas da alimentação alternativa. Proposta de trabalho para dissertação de mestrado em saúde pública apresentada à Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 1996b 13p. (Mimeografado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lígia Amparo da Silva SANTOS, Aline Maria Peixoto LIMA, Ivana Vieira PASSOS, Leonor Maria Pacheco SANTOS, Micheli Dantas SOARES, Sandra Maria Chaves dos SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.