EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NUTRIÇÃO EM JOÃO PESSOA, PARAÍBA

Autores

  • Roberto Teixeira LIMA Universidade Federal da Paraíba
  • Jefferson Carneiro de BARROS Universidade Federal da Paraíba
  • Marcos Roberto Andrade de MELO Universidade Federal da Paraíba
  • Melquisedek Galdino de SOUSA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

educação em saúde, serviços de saúde comunitária, nutricionista

Resumo

Este estudo analisa as características das práticas de Educação em Saúde e Nutricão no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Foram investigados 65 Serviços de Saúde, dos 70 catalogados, por meio de visitas e entrevistas com os profissionais para obtenção de informações sobre as práticas de Educação em Saúde. Dos Serviços investigados, 74,0% desenvolvem a prática de Educação em Saúde. Os profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos e assistentes sociais estão presentes na maioria dos Serviços, e apenas 43,7% dos Serviços têm nutricionistas em seus quadros. Na atuação direta em Educação em Saúde, as assistentes sociais, enfermeiras e psicólogas foram as que apresentaram maior participação. Palestras, cartazes e folhetos foram os principais recursos identificados nas atividades educativas na maioria dos Serviços. A população alvo das atividades foi representada por
gestantes, crianças pré-escolares e casais. Dos temas educativos, a maioria dos Serviços trabalha com aleitamento materno, pré-natal, planejamento familiar, higiene pessoal e vacinação. Foi verificado que os Serviços não apresentam uma forma objetiva e sistemática de avaliação das práticas educativas, muito embora a maioria deles considere o retorno dos pacientes aos serviços como forma de avaliação. 

Referências

BENJAMIN, F.S. Educação e medicina social: uma tentativa crítica. São Paulo : Cortez, 1991. p.108.

BEZERRA, A. Conversando com os agentes. Cadernos de Educação Popular, Rio de Janeiro, n.3, p.9-31, 1986.

BOOG, M.C.F. Educação nutricional: passado presente, futuro. Revista de Nutrição da PUCCAMP, Campinas, v.10, n.1, p.5-19, 1997.

BRASIL. Ministério da Saúde. A lei orgânica de Saúde. Brasília, 1990. p.88.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos Para o SUS. Capacitação pedagógica para Instrutores/Supervisores na área de saúde. Brasília, 1994. 60p.

COSTA, N.R. Estado, educação e saúde: a higiene da vida cotidiana. Educação e Saúde, São Paulo, n.4, p.5-27, 1986. (Centro de Estudos Educação e Sociedade).

CZERESNIA, D., SANTOS, E.M., BARBOSA, R.H.S. MONTEIRO, S. AIDS: pesquisa social e educação. São Paulo : Hucitec, 1995. 206p.

FREITAS, M.C.S. Educação nutricional: aspectos sócio-culturais. Revista de Nutrição da PUCCAMP, Campinas, v.10, n.1, p.45-49, 1997.

GARCIA, P.B. Saber popular/Educação popular. Cadernos de Educação Popular, Rio de Janeiro, n.3, p.33-62, 1986.

GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo : [s.n.], 1991. p.179.

LAVINSKY, L. Saúde: informações básicas. Porto Alegre : Editora Universitária UFRGS, 1988. 191p.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo : Hucitec, 1992. p.269.

MONTEIRO, C.A. Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e de suas doenças. São Paulo: Hucitec, 1995. 359p.

PITTA, A.M.R. A comunicação. Serviço de Saúde. Populações: modelos explicativos e desafios a partir de discussões recentes. Rio de Janeiro, 1994. p.126. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)- Instituto de Medicina Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994.

VALENTE, F.L.S. Em busca de uma educação nutricional crítica. In: Fome e desnutrição, determinantes sociais. São Paulo : Cortez, 1986. p.56-64.

VASCONCELOS, E.M. Educação popular nos Serviços de Saúde. São Paulo : Hucitec, 1997. p.167.

Downloads

Publicado

25-04-2000

Como Citar

Teixeira LIMA, R. ., Carneiro de BARROS, J. ., Roberto Andrade de MELO, M. ., & Galdino de SOUSA, M. . (2000). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NUTRIÇÃO EM JOÃO PESSOA, PARAÍBA. Revista De Nutrição, 13(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8745

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS