Compulsão alimentar sob um olhar complexo: subsídios para a práxis da educação alimentar e nutricional
Palavras-chave:
Transtorno da compulsão alimentar, Nutrição, Obesidade, Saúde coletiva, Pesquisa qualitativaResumo
O transtorno da compulsão alimentar periódica é caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos em um curto intervalo de tempo acompanhada pela sensação de falta de controle, remorso e culpa. Apesar de esse transtorno ter uma estreita interface com o problema da obesidade, reconhecidamente uma questão de grandes dimensões para os serviços de saúde, sobretudo pela elevada comorbidade, o transtorno da compulsão alimentar periódica ainda é insuficientemente conhecido em sua dimensão simbólica, comprometendo ações nesse sentido. Dentre elas, estão as que se inscrevem no âmbito da práxis em educação alimentar nutricional. O objetivo deste artigo é demarcar a problemática do transtorno da compulsão alimentar periódica sob uma lente fundamentada no pensar complexo, visando problematizar e subsidiar o âmbito da educação alimentar nutricional, ilustrando, com experiências de vida, a multidimensionalidade inerente a um quadro do espectro dos transtornos do comportamento alimentar. A análise visa evidenciar o desafio de atuar em práticas educativas voltadas a esses quadros complexos. Para tanto, articulou-se o plano teórico e o empírico, revisitando, mediante um exercício reflexivo, o material discursivo obtido em uma ampla pesquisa levada a cabo pelas autoras, orientada pela vertente fenomenológico-hermenêutica. Essa pesquisa buscou compreender o transtorno da compulsão alimentar periódica em mulheres obesas mórbidas diagnosticadas com esse quadro. A análise evidencia o transtorno da compulsão alimentar periódica como experiência de intenso sofrimento, que compromete a capacidade de inovar e reinventar comportamentos e na qual a comida opera como amortecedor emocional. Nesse contexto, a cura exige assumir um lugar ativo e engajado, sentindo-se parte integrante e agente de seus processos de autotransformação. Desse modo, a educação alimentar nutricional concebida no escopo de um modo de cuidar ético-político é um espaço de fundamental importância pelo caráter estratégico e especifico da sua práxis, em termos potenciais.
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