Perfil dos beneficiários do Programa de Suplementação Alimentar de uma unidade básica de saúde de Botucatu, São Paulo

Autores/as

  • Vera Lúcia Pamplona TONETE Universidade Estadual Paulista
  • Maria das Graças Carvalho FERRIANI Universidade de São Paulo
  • Carolina Pamplona GUIMARÃES Universidade de São Paulo

Palabras clave:

grupos de risco, suplementação alimentar, transtornos da nutrição infantil

Resumen

Objetivo
Este estudo objetivou apreender algumas características sócio-sanitárias do grupo de beneficiários do Programa de Suplementação Alimentar de unidade básica de saúde de um município de médio porte do interior paulista. Especificamente, buscou-se delinear o perfil deste grupo quanto aos fatores de risco para a desnutrição infantil a que estava exposto e dimensionar a utilização dos critérios de inclusão neste programa.

Métodos
A pesquisa é de cunho descritivo e se baseou em documentos oficiais vigentes para a definição dos fatores de risco a serem analisados. Foram avaliadas 290 crianças cujas mães ou responsáveis foram entrevistados, segundo um protocolo previamente estabelecido.

Resultados
O grupo de beneficiários caracterizou-se por ser heterogêneo quanto à freqüência e ao grau da exposição a fatores de risco para a desnutrição, denotando que há diferenças nos problemas socioeconômicos e sanitários apresentados, como também na combinação entre eles, em cada família.

Conclusão
Para a otimização do programa, ainda vigente no município, sugere-se a padronização loco-regional de critérios de inclusão, conforme a proposta oficial central, com o registro claro dos mesmos e, também, a aplicação de métodos avaliativos periódicos, adequada capacitação da equipe de saúde e maior envolvimento da população usuária.

Citas

Organización Mundial de la Saúde. Medición del cambio del estado nutricional: directrices para evaluar el efecto nutricional de programas de alimentación suplementária destinados a grupos vulnerables. Genebra; 1983.

Ferrari AA. Fatores de risco para desnutrição energético-proteíca como base para programas de prevenção na comunidade. In: Saraiva AL. Desnutrição urbana no Brasil: em um período de transição. São Paulo: Cortez; 1997. p.111-26.

Valente FLS. Em busca de uma educação nutricional crítica. In: Valente FLS, organizador. Fome e desnutrição: determinantes sociais. São Paulo: Cortez; 1989. p.66-94.

Stefanini MLR. Fome e política. São Paulo: Instituto de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde. 1994. (Coleção Monografias, Série: Políticas Públicas em Saúde).

Schilling PR. Supplementar feeding programs: a critical analysis. Rev Saúde Pública. 1990; 24(5):412-9.

Ghassemi H. Supplementary feeding in programs in developing countries: lessons of the eighties - Part I: findings of the report. Asia Pacific J Clin Nutr. 1992; 1:131-52.

Pamplona VL. O significado do programa de suplementação alimentar para os servidores de uma unidade básica de saúde do município de Botucatu [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 1995.

Schroeder DG, Martoreli R, Rivera JA, Ruel MT, Habicht JP. Age differences in the impact of nutritional supplementation on growth. J Nutr. 1995; 125(4Suppl):1051-9.

Puccini RF, Goihman S, Nóbrega FJ. Avaliação do programa de recuperação de desnutridos do município do Embú, na região metropolitana de São Paulo. J Pediatr (Rio de Janeiro). 1996; 72(2): 71-9.

Castro IRR. Efetividade da suplementação alimentar na recuperação nutricional de crianças: avaliação do programa “Leite é Saúde” (PLS) no município do Rio de Janeiro [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo; 1999.

Ciampone MH, Pamplona VL, Penttengill MAM, Chubaci RYS. Representações sociais da equipe de enfermagem sobre a criança desnutrida e sua família. Rev Latino-Am Enf. 1999; 7(3):17-24.

Giarola LC. Uso do critério de risco na seleção de crianças para ingresso no programa de leite fluído: análise do 2o pré-teste. Botucatu: Universidade Estadual Paulista; 1989.

São Paulo (Estado). Resolução SS - 489 de 6 de setembro de 1994. Norma Técnica que redefine critérios e beneficiários de programas de suplementação alimentar nas unidades básicas de saúde do estado de São Paulo. Diário Oficial do Estado. 1994 set 7; Seção 1:1.

São Paulo (Estado). Decreto lei n. 41.612. Novas diretrizes para a execução do Programa Campo/Cidade - Leite e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado. 1997; mar 8; Seção 1:1.

Tonete VLP. Representações sociais dos usuários sobre programas de suplementação alimentar em unidades básicas de saúde [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2000.

Organização Mundial de Saúde. Alimentação infantil: bases fisiológicas. São Paulo: James Akré Editor; 1994.

Carvalhaes MABL, Parada CMGL, Manoel CM, Venâncio SY. Diagnóstico da situação do aleitamento materno em área urbana do Sudeste do Brasil: utilização de uma metodologia simplificada. Rev Saúde Pública. 1998; 32(5): 430-6.

Bueno LGS, Teruya KM. Aconselhamento em amamentação e sua prática J Pediatr. 2004; 80(5):123-30.

Mariotoni GGB, Barros Filho AA, Wacked WB, et al. O recém-nascido de baixo peso: morbidade e mortalidade hospitalares, maternidade de Campinas, 1994. Rev Paul Pediatr. 1996; 14(3):101-6.

Monteiro CA. Critérios antropométricos no diagnóstico do estado nutricional e na orientação da atividade de recuperação a nível ambulatorial. São Paulo: Secretaria de Estado da Saúde; 1984.

Nogueira-de-Almeida CA, Ricco RG, Nogueira MPC, Del Ciampo LA, Mucillo G. Avaliação do uso do percentil 10 de peso para idade como ponto de corte para detecção de crianças sob risco nutricional. J Pediatr. 1999; 75(5):345-9.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Pesquisa nacional por amostra de domicílios - PNAD: síntese de indicadores - 1995. Rio de Janeiro: IBGE; 1996.

Nóbrega FJ, Campos ALR. Distúrbios nutricionais e fraco vínculo mãe-filho. Rio de Janeiro: Revinter; 1996.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Crianças e adolescentes: indicadores sociais. Rio de Janeiro: IBGE; 1992. v.4.

Alderete JMS, Douek PC. A criança e a creche. In: Marcondes E, (coordenador). Pediatria básica: pediatria geral e neonatal. 9.ed. São Paulo: Sarvier; 2002. Tomo I. p.608-10.

Ananias P, Betto F. Um projeto de nação [Internet]. 2004. [Acesso 24 jun 2005]. Disponível em: http://www.fomezero.gov.br

Publicado

2023-09-19

Cómo citar

Pamplona TONETE, V. L. ., Carvalho FERRIANI, M. das G., & Pamplona GUIMARÃES, C. (2023). Perfil dos beneficiários do Programa de Suplementação Alimentar de uma unidade básica de saúde de Botucatu, São Paulo. Revista De Nutrição, 19(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9759

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS