Transtornos alimentares em alunas de nutrição do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Vanessa Ramos KIRSTEN Centro Universitário Franciscano
  • Fernanda FRATTON Nutricionista
  • Nádia Behr Dalla PORTA Nutricionista

Palabras clave:

Estado nutricional, Estudantes de ciências da saúde, Questionários, Transtornos alimentares

Resumen

Objetivo
Verificar sintomas de transtornos alimentares em estudantes de Nutrição do sexo feminino em relação ao estado nutricional, à prática de atividade física e ao semestre cursado.

Métodos
Foi utilizado o Eating Attitudes Test-26 para verificar sintomas de transtornos alimentares em estudantes do curso de Nutrição de uma faculdade particular do Rio Grande do Sul. Foram coletados dados de peso e altura para a avaliação do estado nutricional, semestre cursado, prática de atividade física e dados demográficos.

Resultados
A amostra foi composta por 186 alunas. As entrevistadas, em sua maioria, apresentavam entre 21 e 25 anos de idade (50,0%), cor branca (93,5%), renda inferior a 10 salários-mínimos (66,0%) e eram solteiras (91,0%). Os resultados do Eating Attitudes Test-26 demonstraram que 24,7% das estudantes apresentavam sintomas de transtornos alimentares. Cerca de 85,5% das estudantes da amostra eram eutróficas, 8,5% apresentavam algum grau de desnutrição e 6,0%, sobrepeso e/ou obesidade. Não houve significância estatística na comparação entre sintomas de transtornos alimentares com o estado nutricional (p=0,32), o semestre cursado (p=0,67) e com a prática de atividade física (p=0,12).

Conclusão
Foi identificada alta proporção de sintomas de transtornos alimentares, porém sem significância estatística quando comparado com o estado nutricional, à atividade física e ao semestre cursado. 

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Publicado

2023-08-30

Cómo citar

Ramos KIRSTEN, V. ., FRATTON, F. ., & Behr Dalla PORTA, N. . (2023). Transtornos alimentares em alunas de nutrição do Rio Grande do Sul. Revista De Nutrição, 22(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9473

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS