Formação pedagógica de professores de nutrição: uma omissão consentida?

Autores/as

  • Nilce Maria da Silva Campos COSTA Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Ciências da nutrição, Docentes, Educação, Saúde

Resumen

Apesar dos novos papéis preconizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais aos profissionais de Nutrição, pouca atenção tem sido dada ao desenvolvimento docente para atuação nos novos cenários. O objetivo deste ensaio é o de discutir um dos desafios à formação do nutricionista, a prática docente e a formação pedagógica do professor da área da saúde, para pensar formas de oportunizar um ensino de melhor qualidade, com base em autores que discutem a docência universitária. Identificam-se como causas da resistência docente às mudanças, a desvalorização das atividades de ensino e a supremacia das atividades de pesquisa nas universidades. O estudo permitiu sugerir a necessidade de reflexão por parte dos professores de Nutrição sobre as questões da docência universitária e sobre o desenvolvimento docente em uma perspectiva crítica e reflexiva, que possa ancorar mudanças pedagógicas necessárias à formação de nutricionistas.

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Publicado

2023-08-30

Cómo citar

da Silva Campos COSTA, N. M. . (2023). Formação pedagógica de professores de nutrição: uma omissão consentida?. Revista De Nutrição, 22(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9461