Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na implementação do programa Leite é Saúde: avaliação em municípios baianos

Autores/as

  • Luciana Alaíde Alves SANTANA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Maria Chaves dos SANTOS Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, política de nutrição, sistemas de informação

Resumen

Introdução
Este estudo buscou avaliar como se deu o processo de implantação e execução do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional em municípios baianos onde o Programa “Leite é Saúde” estava funcionando.

Métodos
Foram realizadas visitas, observações e entrevistas com profissionais de saúde, no período de 1997-1998. Foram visitados 44 municípios, dos quais 35 possuíam o programa estabelecido. Dentre estes, 43% realizaram diagnóstico nutricional simultaneamente à implantação na ocasião do programa.

Resultados
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional estava funcionando em 22% dos municípios, parcialmente implantado em 34% e em 38% dos municípios não dispunha deste. Em 6% dos municípios não foi possível obter informações sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Dos municípios que possuíam o sistema parcialmente implantado, a principal deficiência estava na não utilização das informações para reprogramar atividades.

Conclusão
O sistema de informações sobre o estado nutricional de crianças reproduziu problemas conhecidos em outros sistemas de informação. A exigência de estabelecer-se o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional para assinar-se o convênio com o programa “Leite é Saúde”, não garantiu a sua real implantação. Com isso, não se produziram mudanças na prática, já que não se utilizou o perfil epidemiológico nutricional local, para atuar sobre problemas de alimentação e nutrição.

Citas

Batista Filho M, et al. Vigilância alimentar e nutricional: antecedentes, objetivos e modalidade. A VAN no Brasil. Cad Saude Publica 1993; 9(1) 99-105.

Castro IRR. Vigilância Alimentar e Nutricional: limitações e interfaces com a rede de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 1995.

Oliveira e Silva D, et al. O Processo de Implantação do SISVAN no Brasil e o Programa do Leite é Saúde. Bol Nac SISVAN 1996; 1(2).

Ministério da Saúde. Programa de atendimento aos desnutridos e gestantes em risco nutricional: roteiro para implantação da vigilância nutricional. Brasília; 1993.

Santana LAA. O Programa de atenção aos desnutridos e gestantes em risco nutricional - “Leite é saúde”- em Salvador Bahia, 1994-99: Limites e perspectivas da descentralização em políticas de saúde [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva; 2000.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Um balanço das ações do governo no combate a fome e a miséria. Brasília; 1994.

Ministério da Saúde. Programa de atendimento aos desnutridos e gestantes em risco nutricional. Brasília; 1993.

Peliano AM. O mapa da fome; subsídios à formulação e uma política de segurança alimentar: documentos de política, n.14. Brasília: IPEA; 1993.

Taddei JAA, et al. Avaliação operacional do programa de atendimento aos desnutridos e às gestantes em risco nutricional - leite é saúde. São Paulo: Unifesp; 1996.

Teixeira CF. Planejamento e programação situacional em distritos sanitários: metodologia e organização. In: Mendes EV. Distrito Sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo: Hucitec; 1995.

Publicado

2023-08-11

Cómo citar

Alves SANTANA, L. A., & Chaves dos SANTOS, S. M. . (2023). Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na implementação do programa Leite é Saúde: avaliação em municípios baianos. Revista De Nutrição, 17(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9190

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS