A FORMAÇÃO DE PEDIATRAS E NUTRICIONISTAS: A DIMENSÃO HUMANA

Autores/as

  • Suely Teresinha Schmidt Passos de AMORIM Universidade Federal do Paraná
  • Herivelto MOREIRA Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
  • Telma Elisa CARRARO Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

ocupações em saúde, relações profissional-cliente, pediatria

Resumen

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de pediatras e nutricionistas sobre a sua formação e a contribuição desta no trato com sua clientela. A metodologia utilizada foi a pesquisa interpretativa, tendo como técnica a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que o paradigma predominante na formação dos profissionais de saúde - especialmente de médicos pediatras e nutricionistas - é o modelo biológico cartesiano, o qual tem repercussões na sua área de atuação, dificultando a visão do indivíduo como um ser integral e a compreensão dos determinantes no processo saúde-doença. Fica evidente a necessidade dos cursos de graduação preocuparem-se com um projeto pedagógico que leve à superação do paradigma cartesiano, tendo como meta a formação de um profissional comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. 

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Publicado

2001-08-25

Cómo citar

Schmidt Passos de AMORIM, S. T. ., MOREIRA, H. ., & CARRARO, T. E. (2001). A FORMAÇÃO DE PEDIATRAS E NUTRICIONISTAS: A DIMENSÃO HUMANA. Revista De Nutrição, 14(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8972

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS