A integralidade como eixo da formação em proposta interdisciplinar: estágios de Nutrição e Psicologia no campo da Saúde Coletiva

Autores/as

  • Maria Angélica Tavares de MEDEIROS Universidade Federal de São Paulo
  • Florianita Coelho BRAGA-CAMPOS Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Inês Badaró MOREIRA Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

Comunicação interdisciplinar, Estágios, Integralidade em saúde, Sistema Único de Saúde

Resumen

Trata-se de relato de experiência de estágio interdisciplinar em Nutrição Social e em Psicologia da Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista, com foco na integralidade da atenção. O trabalho ocorreu entre 2010 e 2012, na Atenção Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde no território Centro/Morro do município de Santos, São Paulo. Utilizaram-se registros de campo contendo memórias de supervisões e de reuniões entre professores e equipe de saúde. Construíram-se narrativas e projetos terapêuticos singulares. Em supervisão conjunta de professores de Nutrição e Psicologia, debateram-se situações destacadas pelos estudantes e planos de trabalho construídos para cada ciclo de formação. Isto fundamentou práticas interdisciplinares, reflexões e ações consoantes ao Sistema Único de Saúde, realizadas pelos estagiários. Os resultados corroboram a importância do trabalho interdisciplinar para a promoção da integralidade, constituindo formas de escuta e atenção diferenciadas aos usuários, em estreita relação com os serviços.

Citas

Amâncio Filho A. Dilemas e desafios da formação profissional em saúde. Interface. 2004; 8(15):375-80.

Recine E, Gomes RCF, Fagundes AA, Pinheiro ARO, Teixeira BA, Sousa JS, et al. A formação em saúde pública nos cursos de graduação de nutrição no Brasil. Rev Nutr. 2012; 25(1):21-33. doi: 10.1590/S1415-52732012000100003

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciên Saúde Colet. 2008; 13(Supl 2): 2133-44.

Roble OJ, Moreira MIB, Scagliusi FB. A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar. Interface. 2012; 16(41):567-78.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Ciênc Saúde Colet. 2004; 20(5):1400-10.

Medeiros MAT, Amparo-Santos L, Domene SMA. Education of dietitian’s in Brazil: Minimum clock hours of instruction for a bachelor’s degree in nutrition. Rev Nutr. 2013; 26(5):583-93. doi: 10.1590/S1415-52732013000500009

Nunes ED. História e paradigmas da Saúde Coletiva: registro de uma experiência de ensino. Ciênc Saúde Colet. 2011; 16(4):2239-43.

Chasin J. A Miséria Brasileira: 1964-1994 - do golpe militar à crise social. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem; 2000.

Medeiros MAT. Desafios do campo da alimentação e nutrição na Atenção Básica. In: Garcia RWD, Cervato-Mancuso AM, editor. Mudanças alimentares e educação nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. p.173-80.

Soares NT, Aguiar AC. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de nutrição: avanços, lacunas, ambiguidades e perspectivas. Rev Nutr. 2010; 23(5):895-905. doi: 10.1590/S1415-52732010000500019

Vasconcelos FAG, Batista Filho M. História do campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva no Brasil. Ciênc Saúde Colet. 2011; 16(1):81-90.

Medeiros MAT, Diez-Garcia RW. Desafios para a capacitação no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva: notas preliminares. Demetra: Aliment Nutr Saúde. 2013; 11(8):349-54. doi: 10.12957/demetra.2013.5515

Prado SD, Bosi MLM, Carvalho MCVS, Gugelmin SA, Silva JK, Delmaschio KL. A pesquisa sobre alimentação no Brasil: sustentando a autonomia do campo Alimentação e Nutrição. Ciênc Saúde Colet. 2011; 16(1):107-19.

Dimenstein M. O psicólogo e o compromisso social no contexto da saúde coletiva. Psicol Estud. 2001; 6(2):57-63.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução no 8, de 7 de maio de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasilía: Conselho Nacional de Educação; 2004 [acesso 2014 out 4]. Diponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces08_04.pdf>.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis. 2004; 14(1):41-65.

Santos LAS, Silva MCM, Santos JM, Assunção MP, Portel ML, Soares MD. Projeto pedagógico do programa de graduação em Nutrição da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia: uma proposta em construção. Rev Nutr. 2005; 18(1): 105-17. doi: 10.1590/S1415-52732005000100010

Minayo MCS. A produção de conhecimentos na interface entre as ciências sociais e humanas e a saúde coletiva. Saúde Soc. 2013; 22(1):21-31.

Canesqui AM. Pesquisas qualitativas em nutrição e alimentação. Rev Nutr. 2009; 22(1):125-39. doi: 10.1590/S1415-52732009000100012

Oliveira SG, Quintana AM, Budó M LD, Lüdtke MF, Casse PA, Garcia RP. Desafios nas entrevistas de uma investigação qualitativa: relato de experiência. Invest Educ Enferm. 2011; 29(3):485-91.

Lu AS, Baranowski T, Thompson D, Buday R. Story immersion of videogames for youth health promotion: A review of literature. Games Health J. 2012; 1(3):199-204. doi: 10.1089/g4h.2011.0012

Onocko Campos RT, Furtado JP. Narrativas: utilização na pesquisa qualitativa em saúde. Rev Saúde Pública. 2008; 42(6):1090-6.

Capozzolo AA, Imbrizi JM, Liberman F, Mendes R. Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde. Interface. 2013; 17(45):357-70.

Silva DGV, Trentini M. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Rev Latino-Am Enferm. 2002; 10(3):423-32.

Braga-Campos FC, Moreira MIB, Paula YA, Paulo LF, Medeiros MAT. O terreiro lá de casa: reconhecimento de bens culturais e bons encontros na comunidade. Rev Diálogos. 2010; 14:53-62.

Braga-Campos FC, Barbosa GT, Baldo RC. Breve ensaio sobre o convívio: de terreiros, de festas e de comunidades. Mal-Estar Subjetividade. 2012; 12(3-4): 703-24.

Cecilio LCO. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde: os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; 2001.

Universidade Federal de São Paulo. O Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista. Santos: Unifesp; 2006 [acesso 2012 fev 20]. p.128. Disponível em: <http://www.baixadasantista.unifesp.br/projetopedagogico_baixada.pdf>.

Capozzolo AA, Imbrizi JM, Liberman F, Mendes R. Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde. Interface. 17(45):357-70.

Imbrizi JM, Aguiar FBT, Fajardo A, Hirata JHB, Kawagoe K, Miyaura, et al. Condições de trabalho na estratégia de saúde da família: relato de experiência de extensão universitária com agentes comunitários de saúde. Cad Psicol Soc Trab. 2012; 15(1):153.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde; 2012 [acesso 2013 fev 10]. Disponível: <http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/pnan2011.pdf>.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2009 [acesso 2014 mar 15]. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_compartilhada.pdf>.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde; 2002 [acesso 2014 maio 6]. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/conte-com-a-gente>.

Santos M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp; 2006.

Cecilio L. Apontamentos teórico-conceituais sobre processos avaliativos considerando as múltiplas dimensões da gestão do cuidado em saúde. Interface. 2011; 15(37):589-99.

Novo Milênio Santos. Os bairros de Santos. 2012 [acesso 2014 mar 3]. Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/bairronm.htm>.

Demétrio F, Paiva JB, Fróes AAG, Freitas MCS, Santos LAS. A nutrição clínica ampliada e a humanização da relação nutricionista-paciente: contribuições para reflexão. Rev Nutr. 2011; 24(5):743-63. doi: 10.1590/S1415-52732011000500008

Campos GWS, Amaral MA. A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Ciênc Saúde Colet. 2007; 12(4):849-59.

Amparo-Santos LADS, Santos LAS. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuicoes para reflexao. Ciên Saúde Colet. 2012; 17(2):453.

Franco TB. Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil. Interface. 2007; 11(23):427-38.

Campos GWS, Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad Saúde Pública. 2007; 23(2):399-407.

Backes DS, Backes MTS, Erdmann AL, Büscher A, Marchiori MT, Koerich MS. Significado da atuação a equipe da Estratégia de Saúde da Família em uma comunidade socialmente vulnerável. Ciênc Saúde Colet. 2012; 17(5):1151-7.

Loch-Neckel G, Seemann G, Eidt HB, Rabuske MM, Crepaldi MA. Desafios para a ação interdisciplinar na atenção básica: implicações relativas à composição das equipes de saúde da família. Ciênc Saúde Colet. 2009; 14(1S):1463-72.

Vasconcelos FAG. A ciência da nutrição em trânsito: da nutrição e dietética à nutrigenômica. Rev Nutr. 2010; 23(6):935-45. doi: 10.1590/S1415-52732010000600001

Rodrigues ES, Moreira MIB. A interlocução da saúde mental com atenção básica no município de Vitoria/ES. Saúde Soc. 2012; 21(3):599-611.

Garcia MAA, Ferreira FP, Ferronato FA. Experiências de humanização por estudantes de medicina. Trab Educ Saúde. 2012; 10(1):87-106.

Medeiros MAT, Martins PA, Braga-Campos FC, Laporte AS, Zangirolani LTO. A integralidade da atenção e as ações de nutrição na atenção básica de Santos. Relatório Final. Santos: Unifesp; 2014. p.1-124. Universal CNPq. Processo: nº 486017-2011-7.

Ellery AEL, Bosi MLM, Loiola FA. Integração ensino, pesquisa e serviços em saúde: antecedentes, estratégias e iniciativas. Saúde Soc. 2013;

(1):187-96.

Publicado

2023-04-18

Cómo citar

Tavares de MEDEIROS, M. A. ., Coelho BRAGA-CAMPOS, F. ., & Badaró MOREIRA, M. I. (2023). A integralidade como eixo da formação em proposta interdisciplinar: estágios de Nutrição e Psicologia no campo da Saúde Coletiva. Revista De Nutrição, 27(6). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8374

Número

Sección

EDUCAÇÃO EM NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA