ESTUDO EM ESCOLARES DE BARUERI (SP)
ESTATURA, RENDIMENTO ESCOLAR E SUPLEMENTAÇÃO AUMENTAR
Palavras-chave:
estado nutricional, suple mentação alimentar, estatura, estudante, criança, rendimento escolarResumo
Com o intuito de conhecer a estatura de escolares e verificar sua relação com o aproveitamento escolar e a suplementação alimentar durante a infância, foram estudados 928 alunos (J anos de idade) que ingressaram no Ciclo Básico do ensino estadual no município de Barueri, SP. A prevalência de déficit de estatura/idade foi de 18,5% (<-1 escore Z do padrão NCHS) onde 2,7% estavam abaixo de 2 Z negativos. Foi encontrada associação significativa entre rendimento escolar e déficit estatura!, mas não entre essas variáveis e a suplementação alimentar. O risco de ter baixo rendimento escolar foi 1,9 vez maior entre os escolares não suplementados e que não cursaram a pré-escola; esse risco foi 2,5 vezes maior entre aqueles com déficit estatura! e que não cursaram a pré-escola.
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