ORIENTAÇÃO BIBLIOGRAFICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DIDATICA
Palavras-chave:
Orientação Bibliográfica, treina mento do usuário, ensino de graduaçãoResumo
Apresenta experiência didática vivida como ministrante da disciplina de Orientação Bibliográfica para alunos de graduação, do Curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Descreve o planejamento dadisciplina em módulos, mostrando diferentes etapas desenvolvidas com o objetivo de proporcionar aos alunos habilidades de: identificar, acessar, conhecer, sintetizar e aplicar informações extraídas em diferentes fontes bibliográficas. Enfatiza a importância da integração Biblioteca-corpo docente no processo ensi no-aprendizagem, como meio imprescindível para atingir os objetivos de disciplina desta natureza. A exemplo do que ocorreu no Curso de Nutrição, propõe-se a incorporação do bibliotecário no corpo docente de instituições de ensino superior como meio eficaz para se alcançar essa integração.
Referências
B RASSI L, E. C. A seminar for public health graduate students. Medical Reference Services Ouarterly, New York, 31(1): 79-83, 1984.
GUILBERT, J. & FJÀLLBRANT, N. Making library research results pay. Library Management, England, 2( 1): 1-39, 1981.
OLIVEIRA, Z. C. P. de et ai. O treinamento de usuários universitários com base na relação biblioteca/corpo docente. Revista de Bibliote conomia de Brasília, Brasília, 14(1): 139-45, 1986.
SMITH, M. D. & SALISBURY, L. Bibliographic research and criticai inquiry: a learning module for graduate students in health services administration. Bulletin of Medical Library Association, Chicago, 73(3): 242-8, 1985
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Teresinha Dias de ANDRADE, Sophia Cornbluth SZARFARC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.