Sistema multimídia de apoio à decisão em procedimentos de higiene para unidades de alimentação e nutrição

Autores

  • Maria Aparecida ANTUNES Universidade Federal de Viçosa
  • Nélio José ANDRADE Universidade Federal de Viçosa
  • Carlos Arthur Barbosa SILVA Universidade Federal de Viçosa
  • Raquel Monteiro Cordeiro AZEREDO Universidade Federal de Viçosa
  • Franceline Aparecida LOPES Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

higiene de alimentos, sistema multimídia, unidades de alimentação e nutrição

Resumo

É objetivo deste estudo desenvolver um sistema multimídia com a finalidade de subsidiar a melhoria de procedimentos de higiene em Unidades de Alimentação e Nutrição. O sistema Clean Up, composto de várias bases de conhecimento e informações interligadas e organizadas em módulos foi avaliado por 30 usuários que responderam ao teste de aceitação baseado na Escala Likert modificada, com os atributos próprios de escala hedônica, com notas de 1 a 9, para classificação que varia de “extremamente bom” a “extremamente ruim”. A partir dos dados coletados foram calculadas a moda e os valores máximo e mínimo das notas para cada atributo julgado pelos avaliadores. A nota 8 foi a mais freqüente, classificando os módulos como “muito bom”, segundo a escala Likert. É também função do multimídia entreter o usuário. As cores, sons, filmes, imagens devem surpreender e criar expectativas positivas, aumentando a vontade de explorar o conteúdo durante a aquisição do conhecimento.

Referências

Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas – ABERC [Internet]. História, objetivos e mercado [Acesso 1 fev. 2003]. Disponível em: http: //www.aberc.com.br/ historia.htm

Fein SB, Lin CTJ, Levy AS. Foodborne illness: perceptions, experience, and preventive behaviors in the United States. J Food Protec. 1995; 58(12):1405-11.

Lee WC, Lee MJ, Kim JS, Park SY. Foodborne illness outbreaks in Korea and Japan studied retrospectively. J Food Protec. 2001; 64(6): 899-902.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Intoxicação alimentar. Minas Faz Ciência [periódico na Internet], 2002 ago 11 [Acesso 23 jan. 2003]. Disponível em: http://revista.fapemig.br/11/intoxicação.html

Sveum WH, Moberg LJ, Rude RA, Frank JF. Microbiological monitoring of the food processing environment. In: Vanderzant C, Splittstoesser DF, editores. Compedium of methods for the microbiological examination of foods. 3rd. Washington (DC): APHA; 1992. p.51-71.

Brasil. Resolução Normativa nº 1, de 25 de outubro de 1978. Aprova as normas a serem obedecidas pelos detergentes e seus congêneres. Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 27 de novembro de 1978.

Brasil. (1986). Leis e Decretos, etc., Resolução CONAMA no 20, de 18 de junho de 1986. classificação das água doces, salobras e salinas do Território Nacional. Diário Oficial da República Federativa da União, Brasília, p.11356-11361, de 30 de julho de 1986.

Brasil. Portaria nº1428, de 26 de novembro de 1993. Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos”, as Diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos e o Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ´s) para Serviços e Produtos na Área de Alimentos. Ministério da Saúde. Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 2 de dezembro de 1993.

Brasil. Portaria nº 326, de 30 de julho de 1997. Aprova o Regulamento Técnico sobre Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. SVS/MS - Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 1 de agosto de 1997.

Brasil. Resolução RDC nº 12, de 02 de janeiro de 2001. Regulamento Técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 10 de janeiro de 2001

BRASIL. Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 6 de novembro de 2002.

Brasil. Portaria nº 518, de 25 de março de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Ministério

da Saúde. Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 26 de março de 2004.

Trochim WMK. Likert scaling [acesso em 7 jul. 2003]. Disponível em: http://trochim.human.cornell.edu/ kb/scallic.htm

Baker JM, Griffiths MW, Collins-Thompson DL. Bacterial bioluminescence: applications in food microbiology. J Food Protec. 1992; 55(1):62-70.

Biotrace. Biotrace Xcel. Manual técnico. 2000.

Downloads

Publicado

20-09-2023

Como Citar

Aparecida ANTUNES, M. ., ANDRADE, N. J., Barbosa SILVA, C. A. ., Monteiro Cordeiro AZEREDO, R. ., & Aparecida LOPES, F. . (2023). Sistema multimídia de apoio à decisão em procedimentos de higiene para unidades de alimentação e nutrição. Revista De Nutrição, 19(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9801

Edição

Seção

Comunicação