Educação nutricional no ensino público fundamental em São Paulo, Brasil: projeto Redução dos Riscos de Adoecer e Morrer na Maturidade

Autores

  • Cristina Pereira GAGLIANONE Universidade Federal de São Paulo
  • José Augusto de Aguiar Carrazedo TADDEI Universidade Federal de São Paulo
  • Fernando Antonio Basile COLUGNATI Universidade Federal de São Paulo
  • Clarissa Góes MAGALHÃES Universidade Federal de São Paulo
  • Giovana Mochi DAVANÇO Universidade Federal de São Paulo
  • Lino de MACEDO Universidade de São Paulo
  • Fábio Ancona LOPEZ Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

educação nutricional, nutrição da criança, obesidade, prevenção e controle

Resumo

Objetivo
O objetivo deste estudo é analisar o desenvolvimento, implementação e impacto de um programa de educação nutricional sobre conhecimentos e atitudes relativos a hábitos alimentares saudáveis.

Métodos
Trata-se de estudo randomizado controlado, que envolveu estudantes e professores de oito escolas públicas. Três dessas escolas foram submetidas a uma intervenção educativa, educação nutricional, e as demais foram controle. Avaliaram-se os efeitos da educação nutricional sobre conhecimentos e atitudes.

Resultados
Observou-se uma melhora na escolha alimentar dos estudantes e redução no consumo de alimentos com alta densidade energética. Também se observou melhora nos conhecimentos e atitudes de professores em relação à prevenção da obesidade.

Conclusão
Mesmo com uma atitude positiva em relação ao desenvolvimento desta proposta, houve falta de apoio por parte das escolas estudadas. Futuros estudos e um maior envolvimento dos setores de Educação e Saúde poderiam superar essas barreiras, melhorando os resultados de programas nas escolas voltados para a prevenção da obesidade.

Referências

World Health Organization. Resolution WHA53.23. Diet, physical activity and health. In: Fifty-fifth World Health Assembly. Geneva; 2002. v.1.

Coitinho D, Leão M, Recine E, Sichieri R. Condições nutricionais da população brasileira: adultos e idosos. Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN). Brasília: Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição; 1991. 39p.

Brasil. Ministério da Saúde. Plano nacional para a promoção da alimentação adequada e do peso saudável. Brasília; 1999.

Borra ST, Schwartz NE, Spain CG, Natchipolsky MM. Food, physical activity, and fun: inspiring America’s kids to more healthful lifestyles. J Am Diet Assoc. 1995; 95(7):816-23.

Connors P, Bednar C, Klammer S. Cafeteria factors that influence milk-drinking behaviors of elementary school children: grounded theory approach. J Nutr Educ. 2001; 33(1):31-6.

Baranowski T, Mendlein J, Resnicow K, Frank E, Cullen K, Baranowski J. Physical activity and nutrition in children and youth: an overview of obesity prevention. Prev Med. 2000; 31(2):1-10.

The Centers for Disease Control and prevention. Guidelines for school health programs to promote lifelong healthy eating. J Sch Health. 1997; 67(1):9-26.

Doyle EI, Feldman RH. Factors affecting nutrition behavior among middle-class adolescents in urban area of Northern region of Brazil. Rev Saúde Pública. 1997; 31(4):342-50.

Taddei JA, Lopez FA, Macedo L, Gaglianone CP, Bracco MM, Magalhães CG, et al. Risk reduction of illness and deaths in adulthood. the RRIDA project. Brazilian Pediatric News [Internet]. 2000 June [cited 2002 Sept 16]; 2(2): [about 2p]. Available from: http://www.brazilpednews.org.br/junh2000/pr0002.html

Baranowski T, Perry CL, Parcel GS. How individuals, environments, and health behavior interact: social cognitive theory. In: Glanz K, Lewis M, Rimer BK, editores. Health behavior and health education: theory, research, and practice. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass Publishers; 1997. p.153-78.

Greidanus I, Contento I. The relationship between the ability to solve practical nutrition problems in an adult population and Piagetian cognitive levels. J Nutr Educ. 1989; 21(2):73-81.

Macedo L, Petty AL, Passos NC. Aprender com jogos e situações problema. Porto Alegre: Artmed; 2000.

Patton MQ. Qualitative evaluation and research methods. 2nd ed. Newbury Park (CA): Sage; 1980.

Dillman DA. Mail and internet surveys: the tailored design method. New York: John Willey & Sons; 2000.

Magalhães CG. Impacto de programa educativo nos conhecimentos, preferências e hábitos alimentares de escolares: ensaio randomizado controlado [dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2002.

United States Department of Agriculture and United States Department of Health and Human Services [Internet]. Dietary guidelines for Americans. [cited 2003 Feb 20]. Available from: www.usda.gov/cnpp/dietgdln.pdf

Zeger SL, Liang KY. Longitudinal data analysis for discrete and continuous outcomes. Biometrics. 1986; 42(1):121-30.

Stata Statistical Software [computer program]. Release 7.0. College Station(TX): Stata Corporation; 2001.

Cohen DA, Scribner RA, Farley TA. A structural model of health behavior: a pragmatic approach to explain and influence health behaviors at the population level. Prev Med. 2000; 30(2):146-54.

Baranowski T, Stables G. Process evaluation of the 5-a-day projects: helping explain outcomes. Health Educ Behav. 2000; 27(2):157-66.

Reynolds KD, Franklin FA, Leviton LC, Maloy J, Harrington KF, Yaroch AL, et al. Methods, results, and lessons learned from process evaluation of the High 5 school based nutrition intervention. Health Educ Behav. 2000; 27(2):177-86.

Davanço GM, Taddei JAAC, Gaglianone CP. Knowledge, attitudes and practices of teachers of basic cycle, exposed and non exposed to a Nutrition Education Course. Rev Nutr. 2004; 17(2):177-84.

NCES Fast Responses Survey System [Internet]. Nutrition education in US public schools: elementary teacher survey K-5 FRSS 60. 1997. [cited 2003 Feb 20]. Available from: http://nces.cd.gov/surveys/frss/publications/20000040/

Turnin MC, Tauber MT, Couvaras O, Jouret B, Bolzonella C, Bourgeois O, et al. Evaluation of microcomputer nutritional teaching games in 1,876 children at school. Diabetes Metab. 2001; 27(4 Pt 1):459-64.

Williams CL, Squillace MM, Bollella MC, Brotanek J, Campanaro L, D’Agostino C, et al. Healthy Start: a comprehensive health education program for preschool children. Prev Med. 1998; 27(2): 216-23.

Birch LL. Dimensions of preschool children’s food preferences. J Nutr Educ. 1979; 11(2):77-80.

Foley CS, Vaden AG, Newell GK, Dayton AD. Establishing the need for nutrition education: III. Elementary students’ nutrition knowledge, attitudes, and practices. J Am Diet Assoc. 1983; 83(5):564-8.

Borzekowski DL, Robinson TN. The 30-second effect: an experiment revealing the impact of television commercials on food preferences of preschoolers. J Am Diet Assoc. 2001; 101(1): 42-6.

Contento I, Balch GI, Bronner YL, Lytle LA, Maloney SK, Olsen CME, et al. The effectiveness of nutrition education and implications for nutrition policy, programs and research: a review of research. J Nutr Educ. 1995; 27(Special Issue):279-418.

Kristal AR, Patterson RE, Glanz K, Heimendinger J, Hebert JR, Feng Z, et al. Psychosocial correlates of healthful diets: baseline results from the Working Well Study. Prev Med. 1995; 24(3):221-8.

Sallis JF, Chen AH, Castro CM. School-based interventions for childhood obesity. In: Cheung LW, Richmond JB, editors. Child health, nutrition and physical activity. Champaign (IL): Human Kinetics; 1995. p.179-203.

Downloads

Publicado

19-09-2023

Como Citar

Pereira GAGLIANONE, C. ., de Aguiar Carrazedo TADDEI, J. A., Basile COLUGNATI, F. A. ., MAGALHÃES, C. G. ., Mochi DAVANÇO, G. ., de MACEDO, L., & Ancona LOPEZ, F. . (2023). Educação nutricional no ensino público fundamental em São Paulo, Brasil: projeto Redução dos Riscos de Adoecer e Morrer na Maturidade. Revista De Nutrição, 19(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9766

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS