Proposta metodológica para avaliação de formação em alimentação saudável
Palavras-chave:
Avaliação de programas, Educação alimentar e nutricional, Estudos de avaliaçãoResumo
Objetivo
Considerando a prioridade da promoção da alimentação saudável na escola e tendo a educação alimentar e nutricional como estratégia, este artigo descreve a construção e verifica a aplicabilidade de um método para avaliação de processos de formação nesta área.
Métodos
O desenvolvimento contemplou: definição do objeto e objetivos da avaliação; modelo da avaliação; definição das dimensões a serem avaliadas; seleção e construção de indicadores e do plano de análise. O método foi aplicado em programa de formação em Salvador (BA), para professores, gestores e merendeiras.
Resultados
Foi elaborado um protocolo com doze indicadores distribuídos em cinco dimensões e foram definidos parâmetros para avaliação de resultados. Na aplicação-piloto verificou-se que o curso alcançou desempenho global muito bom de acordo com o plano de análise. Os participantes se mostraram interessados e sem dificuldades para responder às questões, indicando adequação das variáveis em observação. De forma geral, os resultados alcançados com o uso do método se mostram compatíveis com o que encontra na literatura sobre o tema. Na medida em que a observação mostrou a existência de alguns problemas no desenvolvimento
do programa, admite-se que reajustes precisam ser feitos nos indicadores e particularmente no plano de análise para que o resultado final seja capaz de discriminar problemas específicos.
Conclusão
O método se mostrou sensível às várias dimensões da formação. Sugerem-se, entretanto, novos testes com o protocolo por ser um tema de grande amplitude e dinamismo.
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