Projeto “criança saudável, educação dez”

resultados com e sem intervenção do nutricionista

Autores

  • Cláudia Rucco Penteado DETREGIACHI Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, Departamento de Educação
  • Tânia Moron Saes BRAGA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial.

Palavras-chave:

Crianças, Educação alimentar e nutricional, Ensino superior, Nutricionista

Resumo

Objetivo
Planejar e aplicar um programa de orientação em nutrição, realizado por nutricionista e destinado a professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visando analisar a contribuição desse profissional no resultado do projeto “Criança Saudável, Educação Dez” quanto ao conhecimento dos escolares.
Métodos
O trabalho foi realizado em duas escolas públicas, A e B, nas quais foi desenvolvido o projeto educativo, sendo que na primeira os professores foram apoiados por um programa de orientação realizado por profissional nutricionista. Antes e depois do desenvolvimento do projeto educativo foi aplicado um instrumento para avaliar o conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição.
Resultados
Os escolares da Escola A apresentaram mudança significante (p<0,01) no conhecimento de alimentação e nutrição após o desenvolvimento do projeto educativo, o que não ocorreu entre os estudantes da Escola B (p>0,05).
Conclusão
Os resultados obtidos sugerem que a realização de programa de orientação, prestada por nutricionistas aos professores para desenvolverem o projeto educativo, maximizou os resultados, gerando mudança significante no conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição. Tais resultados apontam a importância da capacitação do nutricionista para atuar em educação nutricional, indicando que o campo pedagógico merece aprofundamento nos cursos de graduação, de modo a permitir ao aluno e futuro profissional uma compreensão alicerçada e sólida do processo educativo.

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Publicado

23-08-2023

Como Citar

DETREGIACHI, C. R. P. ., & BRAGA, T. M. S. . (2023). Projeto “criança saudável, educação dez”: resultados com e sem intervenção do nutricionista. Revista De Nutrição, 24(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9270

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS