O Programa Saúde da Família: contribuições para uma reflexão sobre a inserção do nutricionista na equipe multidisciplinar
Palavras-chave:
Programa Saúde da Família, nutricionista, atenção básica à saúde, política publica de saúdeResumo
O Brasil experimenta hoje a implementação de um modelo diferenciado para prover atenção básica à saúde, orientado por uma ação multidisciplinar na direção de uma intervenção voltada para a promoção da saúde da população e consubstanciada no Programa Saúde da Família. O objetivo de promover a saúde, especialmente no Brasil, não será alcançado sem que ações efetivas na área da vigilância e da assistência alimentar e nutricional sejam implementadas de forma articulada a um sistema de vigilância à saúde. Assim, este trabalho traz à luz algumas reflexões sobre a transição epidemiológica vivenciada no país e situa a problemática alimentar e nutricional nesse processo. Coloca ainda em relevo algumas das proposições básicas do Programa Saúde da Família e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e argumenta como o nutricionista pode contribuir para a necessária transformação, operando nas práticas e nos resultados desse novo modelo de intervenção. Por fim, destaca a impossibilidade de efetivamente transformar a atenção básica à saúde sem o apoio de profissionais que estudam, pesquisam e praticam cotidianamente a vigilância alimentar e nutricional e a assistência dietética e dietoterápica de indivíduos e populações.
Referências
ASSIS, A.M.O., SANTOS, L.M.P., MARTINS, M.C., ARAÚJO, M.P.N., AMORIN, D.Q., MORRIS, S.S., BARRETO, M.L. Distribuição da anemia em pré-escolares do semi-árido da Bahia. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.13, n.2, p.237-243, 1997.
ASSIS, A.M.O, BARRETO, M.L., SANTOS, L.M.P., SAMPAIO, L.R., MAGALHÃES, L.P., PRADO, M.S., SANTOS, N.S., GALVÃO, N.M., SILVA, R.C., OLIVEIRA, V.A. Condições de vida, saúde e nutrição na infância em Salvador. Salvador : Bureau, 2000a. 163p.
ASSIS, A.M.O., CARVALHO, G., PONTES, A. Distribuição da anemia materna e em seus recém-nascidos: relatório preliminar. Salvador : Ministério da Saúde, 2000b. 21p.
BARRETO, M.L., CARMO, E.H. Situação de saúde da população brasileira: tendências históricas, determinantes e implicações para as políticas de saúde. Informe Epidemiológico. Brasil. Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília (DF), v.3, p.5-32, 1994.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à saúde/CAB. Avaliação da implantação e funcionamento do Programa Saúde da Família-PSF: relatório preliminar 1999a. [online]. Disponível em: . Acesso em: 20 Jul. 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Informe Epidemiológico do SUS. Evolução temporal das doenças de notificação compulsória no Brasil de 1980 a 1998. Brasília, 1999b. 43p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Anais da reunião técnica dos pólos de capacitação, formação e educação permanente em saúde da família, Brasil. Brasília, 2000a. 84p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasil. Brasília, 2000b. p.34.
BRASIL. Ministério da Saúde. Abrindo a porta para dona saúde entrar: uma estratégia para a reorganização do modelo assistencial, Brasil. Brasília, 2000c. 19p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Políticas de alimentação e nutrição, área técnica de alimentação e nutrição, Brasil. Brasília, 2000d. p.48.
BRASIL. Ministério da Saúde. Alimentação e nutrição: estado nutricional da clientela da Saúde da Família e do ICCN da Região Nordeste. Informe da Atenção Básica, Brasília, v.2, n.8, p.1-2, 2001.
CARVALHO, M.R. Modelos assistenciais de unidades básicas e o conceito de integralidade: In: Bodstein, R.C.A. (Org.). Serviços locais de saúde: construção de atores e políticas. Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 1993. p.118-130.
FONSECA, V.M., SICHIERI, R., VEIGA, G.V. Fatores associados à obesidade em adolescentes. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.32, 1998 [online]. Disponível em: <http://www.scielo.br/rsp>. Acesso em 20 jul. 2000.
FOOD AGRICULTURE ORGANIZATION. International conference on nutrition: final report of the conference. Rome, 1992. 55p.
FOOD AGRICULTURE ORGANIZATION. Declaración de Roma sobre la seguridad alimentaria mundial y plan de acción de la Cumbre mundial sobre la Alimentación. Roma, 1996. p.48
GIGANTE, D.P., BARROS, F.C., POST, C.L.A., OLINTO, M.T.A. Prevalência da obesidade em adultos e seus fatores de risco. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.31, 1997. [online]. Disponível em: <http://www.scielo.br/rsp>. Acesso em 20 Jul. 2000.
INSTITUTO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. INAM/MS, II Pesquisa estadual de saúde e nutrição: Saúde, nutrição, alimentação e condições socioeconômicas no Estado de Pernambuco: relatório. Brasília : Ministério da Saúde, 1998. 117p.
MACHADO, M.H. (Coord.). Perfil dos médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família no Brasil: relatório final. Brasília : Ministério da Saúde, 2000. 146p.
MONTEIRO, C.A. (Org.). Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e suas doenças. São Paulo: Hucitec, 1995. 359p.
ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. A saúde no Brasil. Brasília, 1998. 82p.
PESQUISA NACIONAL SOBRE DEMOGRAFIA E SAÚDE 1996. Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil. Programa de Demografia e Saúde. Rio de Janeiro, 1999. 182p.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. São Paulo : Companhia das Artes, 1995. 476p.
SANTOS, L.M.P., BATISTA, F.B.M., DINIZ, A.S. Epidemiologia de vitamina A no Nordeste do Brasil. Boletin de la Oficina Sanitaria
Panamericana, Washington DC, v.120, n.6, p.525-537, 1996a.
SANTOS, L.M.P., ASSIS, A.M.O., MARTINS, M.C., ARAÚJO, M.P.N., MORRIS, S.M., BARRETO, M.L. Situação alimentar e nutricional de pré-escolares no semi-árido da Bahia: II hipovitaminose A. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.30, n.1, p.67-74, 1996b.
SANTOS, S.M.C. Fome e cidadania: a comunidade solidária e a participação em programas de nutrição em municípios baianos. Salvador, 2001. 335p. Tese (Doutorado em Administração Pública) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, 2001.
TRAD, L.A.B., BASTOS A.C.S. O impacto sociocultural do Programa Saúde da Família (PSF): uma proposta de avaliação, Cadernos de Saúde Publica, Rio de Janeiro, v.2, p.429-435, 1998.
VIANA, A., CASTRO, M.H.G. Brasil: a reforma do sistema de saúde. Santiago do Chile : Cepal. 1993. 83p. (Série Reformas de Política Pública).
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Maternal anthropometry and pregnancy outcomes: a WHO collaborative study. Geneva, 1995. 98 p.(Supplement to volume 73).
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Geneva, 1997. 276p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Marlúcia Oliveira ASSIS, Sandra Maria Chaves dos SANTOS, Maria do Carmo Soares de FREITAS, Joselina Martins SANTOS, Maria da Conceição Monteiro da SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.