Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição de uma universidade pública do sul do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Avaliação educacional, Nutrição

Resumo

Objetivo

Avaliar a associação dos fatores socioeconômicos, características da trajetória acadêmica e currículo de estudantes de um curso de Nutrição com o desempenho acadêmico deles no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Métodos

Realizou-se o estudo de painéis transversais com dados secundários (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2004, 2007, 2010, 2013, 2016 e 2019) de 174 estudantes concluintes. O desempenho acadêmico foi classificado em dois grupos, um com nota abaixo da mediana e outro acima da mediana. As diferenças de mediana de notas segundo as variáveis foram testadas por meio dos testes de Mann Whitney, Kruskal Wallis ou análise não paramétrica de tendência. A análise de regressão logística foi utilizada para avaliar a associação da variável nota com as demais. Utilizou-se o programa Stata versão 13.0 com valor de p<0,05 para a decisão estatística.

Resultados

Observou-se que o grupo de estudantes concluintes era composto majoritariamente por indivíduos do sexo feminino (92,5%), autodeclarados brancos (90,8%) e, em sua maioria, oriundos de escolas privadas (65,8%). Os que dispunham de algum tipo de renda obtiveram nota maior no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes em relação àqueles que não possuíam renda (nota 61,8 vs 57,4, respectivamente; p=0,010), e a mudança curricular parece ser a principal variável nas chances de se obter uma nota acima da mediana do curso (OR: 1,92, p=0,046).

Conclusão

A situação financeira e a mudança curricular foram associadas ao desempenho acadêmico dos estudantes avaliados. Esses resultados podem ser usados como referência para investigações em outras instituições, públicas ou privadas, com estudantes de diferentes cursos, e, assim, auxiliar no planejamento de políticas educacionais mais efetivas.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

SOAR, C. ., SALLES, V. de R., FILIPINI, R. E., CORRÊA, L. S., & HINNING, P. de F. (2023). Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição de uma universidade pública do sul do Brasil. Revista De Nutrição, 35. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9006

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS