Educação Alimentar e Nutricional integrada a um modelo educacional holístico

Autores

Palavras-chave:

Pré-escolar, Educação, Educação alimentar e nutricional

Resumo

Objetivo

O artigo busca propor elementos para o desenvolvimento de práticas de Educação Alimentar e Nutricional integradas a atividades pedagógicas para crianças.

Métodos

Trata-se de um estudo de caso qualitativo, com observação participante e entrevistas semiestruturadas realizadas em um espaço de educação não formal, inspirado na antroposofia no movimento slow food e na abordagem Pikler. Os participantes foram 13 crianças de 1 a 4 anos e três educadores e os dados foram interpretados por meio de análise temática reflexiva, tendo como referencial teórico o Pensamento Complexo.

Resultados

A Educação Alimentar e Nutricional foi consolidada em diferentes atividades pedagógicas, como práticas de cultivo, reverência aos alimentos, rituais e partilha, em uma abordagem ambiental e transdisciplinar.

Conclusão

As atividades de educação nutricional como parte da relação com o meio ambiente e o planeta, vistas de uma perspectiva transdisciplinar, são um diferencial na formação de princípios e valores na Educação Infantil.

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Publicado

07-06-2023

Como Citar

SILVA REGO, N. da, RAVAGNOLI, N., & DIEZ-GARCIA, R. W. (2023). Educação Alimentar e Nutricional integrada a um modelo educacional holístico. Revista De Nutrição, 35, 1–13. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8654

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS