RECEITA TRADICIONAL RUSSA ADAPTADA PARA DIET ARA DIETAS COM RESTRIÇÃO DE SÓDIO, GORDURA SATURADA E COLESTEROL

Autores

  • Macarena Urrestarazu DEVINCENZI Universidade de São Paulo
  • Simone Paula MODESTO Universidade de São Paulo
  • Maria Elisabeth Machado PINTO E SILVA Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

colestrol, análise sensorial, dieta com restrição de gorduras, cardiopatias

Resumo

Estudos prospectivos sobre doença isquêmica do coração detectaram fatores de risco para a doença coronariana: idade, sexo, presença de hipertensão arterial sistêmica, níveis elevados de colesterol sérico e tabagismo. Os três últimos podem ser modificados por meio de intervenções dietéticas, farmacológicas e/ou comportamentais. O potencial de uma dieta, ou de um alimento em aumentar os níveis plasmáticos de colesterol e promover aterosclerose está diretamente relacionado com seu conteúdo de colesterol e gordura saturada. Indivíduos com dietas restritas em sódio, colesterol e gordura saturada não devem consumir estrogonofe de carne, preparação tradicional russa de uso em nossa população, por conter os ingredientes: manteiga, sal e creme de leite. A fim de permitir a esses pacientes o consumo de estrogonofe e com menor teor desses nutrientes foram feitas adaptações como a substituição do creme de leite por leite desnatado e amido, da manteiga por óleo vegetal e do sal por outros condimentos. A receita modificada obteve redução no seu valor calórico, de lipídios, colesterol, sódio e gordura saturada e aumento no teor protéico e de ácidos graxos poliinsaturados. Essa receita foi avaliada sensorialmente pelo método de escala hedônica, tendo sido aprovada por 78% dos provadores e identificada como estrogonofe por mais de 90%. Estes resultados mostram que podem ser realizados experimentos com substituições de ingredientes em receitas e com sucesso, a fim de atender às especificidades de cada dieta.

Referências

CERVATO, A.M. Dieta habitual e fatores de risco para doenças cardiovasculares. São Paulo, 1995. 84p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Saúde Pública, USP, 1995.

CHOR, D., FONSECA, M.J.M., ANDRADE, C. R. Doenças cardiovasculares: comentários sobre mortalidade precoce no Brasil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v.64, n.1, p.15-19, 1995.

GRISWOLD, R.M.N. Estudo experimental dos alimentos. São Paulo : Edgard Blucher, 1972. 469p.LAROUSSE. Gastronomique: the world’s greatest cookery encyclopedia. Londres : Mandarin Paperbacks, 1990. p.1233-1234.

LOLIO, C.A., LOTUFO, P.A., LIRA, A.C., ZANETTA, D.M.T., MASSAD, E. Tendência da mortalidade por doença isquêmica do coração nas capitais de regiões metropolitanas do Brasil, 1979-89. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v.64, n.3, p.213-216, 1995.

OLIVEIRA, S.P., TAHIN, Q.S., CAVALCANTI, T.C. Epidemiologia das doenças isquêmicas do coração: papel da dieta. Revista de Nutrição da PUCCAMP, Campinas, v. 4, n.1, p.146-153, 1991.

SANTOS, J.E., DRESSLER,W.W., VITERI, F. Fatores de risco da doença arterial coronariana e suas correlações com variáveis dietéticas e sociais. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v.63, n.5, p.371-375, 1994.

Downloads

Publicado

25-06-1998

Como Citar

Urrestarazu DEVINCENZI, M., MODESTO, S. P. ., & Machado PINTO E SILVA, M. E. . (1998). RECEITA TRADICIONAL RUSSA ADAPTADA PARA DIET ARA DIETAS COM RESTRIÇÃO DE SÓDIO, GORDURA SATURADA E COLESTEROL. Revista De Nutrição, 11(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8559

Edição

Seção

Comunicação