A integralidade como eixo da formação em proposta interdisciplinar: estágios de Nutrição e Psicologia no campo da Saúde Coletiva

Autores

  • Maria Angélica Tavares de MEDEIROS Universidade Federal de São Paulo
  • Florianita Coelho BRAGA-CAMPOS Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Inês Badaró MOREIRA Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação interdisciplinar, Estágios, Integralidade em saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Trata-se de relato de experiência de estágio interdisciplinar em Nutrição Social e em Psicologia da Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista, com foco na integralidade da atenção. O trabalho ocorreu entre 2010 e 2012, na Atenção Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde no território Centro/Morro do município de Santos, São Paulo. Utilizaram-se registros de campo contendo memórias de supervisões e de reuniões entre professores e equipe de saúde. Construíram-se narrativas e projetos terapêuticos singulares. Em supervisão conjunta de professores de Nutrição e Psicologia, debateram-se situações destacadas pelos estudantes e planos de trabalho construídos para cada ciclo de formação. Isto fundamentou práticas interdisciplinares, reflexões e ações consoantes ao Sistema Único de Saúde, realizadas pelos estagiários. Os resultados corroboram a importância do trabalho interdisciplinar para a promoção da integralidade, constituindo formas de escuta e atenção diferenciadas aos usuários, em estreita relação com os serviços.

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Publicado

18-04-2023

Como Citar

Tavares de MEDEIROS, M. A. ., Coelho BRAGA-CAMPOS, F. ., & Badaró MOREIRA, M. I. (2023). A integralidade como eixo da formação em proposta interdisciplinar: estágios de Nutrição e Psicologia no campo da Saúde Coletiva. Revista De Nutrição, 27(6). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8374

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA