Análise bibliométrica de trabalhos de conclusão de cursos de Nutrição do Rio Grande do Norte

Autores

  • Taiana Brito MENÊZES Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lívia Samila Bezerra BORGES Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Letícia Mendes SANTOS Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Roberto Augusto NORO Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Bibliometria, Educação superior, Nutricionista, Pesquisa

Resumo

Objetivo
Analisar o perfil da produção acadêmica dos cursos de Nutrição do Rio Grande do Norte a partir dos trabalhos de conclusão de curso.

Métodos
Estudo bibliométrico realizado com trabalhos de conclusão de cinco cursos de graduação em Nutrição do estado do Rio Grande do Norte nos anos de 2013 e 2014. Foram coletadas as seguintes variáveis: instituição de origem, título do trabalho, número de autores,  titulação do professor orientador, modelo do trabalho, núcleo de saberes de interesse, tipo de estudo, cenário de realização, submissão a comitê de ética e descritores. Foi realizado o teste Qui-quadrado de Pearson para a variável núcleo de saberes de interesse, atribuindo-se nível de significância ao valor de p≤0,05 e um intervalo de confiança de 95%.

Resultados
Dos 195 trabalhos analisados, 79,0% foram desenvolvidos em universidades. Observou-se maior frequência de trabalhos na forma de artigos científicos (68,2%), desenvolvidos por um único aluno (65,6%), orientados por professores mestres (57,9%), com desenho de estudo transversal (48,2%) e sem necessidade de submissão a comitê de ética em pesquisa (49,2%). A mediana de adequação dos descritores correspondeu a 50,0%.

Conclusão
Foi possível destacar como característica predominante dos trabalhos de conclusão de curso a abordagem quantitativa, sendo o núcleo de saberes de interesse mais pesquisado a saúde coletiva. Foram identificadas fragilidades metodológicas que sugerem a necessidade de fortalecer a metodologia científica na graduação, tendo em vista os importantes benefícios advindos da pesquisa como metodologia ativa. 

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Publicado

21-03-2023

Como Citar

Brito MENÊZES, T. ., Bezerra BORGES, L. S. ., Mendes SANTOS, L., & Augusto NORO, L. R. . (2023). Análise bibliométrica de trabalhos de conclusão de cursos de Nutrição do Rio Grande do Norte. Revista De Nutrição, 29(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/7966

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS