Psicologia da Arte: fundamentos e práticas para uma ação transformadora

Autores

Palavras-chave:

Arte (Psicologia), Imaginação, Psicologia histórico-cultural, Psicologia educacional

Resumo

O presente artigo destaca a arte, em sua dimensão humanizadora e potencial para afetar o sujeito, como instrumento de trabalho do psicólogo no favorecimento da constituição de formas mais elaboradas de o sujeito ser, estar, pensar e agir no mundo. As proposições apresentadas se assentam nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, defendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e a refl exão, como meios de fazer avançar a consciência sobre si e sobre o mundo. Assumindo essa perspectiva, o artigo apresenta o relato de parte de uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola da rede pública estadual de Ensino Fundamental II e Médio, com turmas do ensino médio noturno, focalizando a expressão de uma das estudantes, que elucida o caráter promissor da arte na promoção da imaginação de adolescentes.

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

SOUZA, V. L. T. de, DUGNANI, L. A. C., & REIS, E. de C. G. dos. (2023). Psicologia da Arte: fundamentos e práticas para uma ação transformadora. Estudos De Psicologia, 35(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7472

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: PSICOLOGIA DA ARTE