Psicologia da Arte: fundamentos e práticas para uma ação transformadora
Palabras clave:
Arte (Psicologia), Imaginação, Psicologia histórico-cultural, Psicologia educacionalResumen
O presente artigo destaca a arte, em sua dimensão humanizadora e potencial para afetar o sujeito, como instrumento de trabalho do psicólogo no favorecimento da constituição de formas mais elaboradas de o sujeito ser, estar, pensar e agir no mundo. As proposições apresentadas se assentam nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, defendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e a refl exão, como meios de fazer avançar a consciência sobre si e sobre o mundo. Assumindo essa perspectiva, o artigo apresenta o relato de parte de uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola da rede pública estadual de Ensino Fundamental II e Médio, com turmas do ensino médio noturno, focalizando a expressão de uma das estudantes, que elucida o caráter promissor da arte na promoção da imaginação de adolescentes.
Descargas
Citas
Andrada, P. C., & Souza, V. L. T. (2015). Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 359-368. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192855
Arendt, H. (2014). A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Originalmente publicado em 1958).
Charlot, B. (2013). O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In M. C. d’Àvilla (Org.), Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo (pp.15-36). Curitiba: CRV.
Clot, Y. (2014). Vygotski: a consciência como relação. Psicologia e Sociedade, 26(Esp 2), 124-139. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000600013
Dugnani, L. A. C., & Souza, V. L. T. (2016). Psicologia e gestores escolares: mediações estéticas e semióticas promovendo ações coletivas. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(2), 247-259. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200007
Dugnani, P. (2017). Métodos de análise de imagem para o desenvolvimento de linguagem visual: revisão integrada. (Relatório de Pesquisa). Recuperado em março 30, 2018, de http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18746
Escher, M. C. (1938). Day and night. [Litografia]. Museu Escher, Haia.
Escher, M. C. (1953). Relativity ou Casa das Escadas. [Litografia]. Museu Escher, Haia.
Escher, M. C. (1960). Subindo e descendo. [Litografia]. Museu Escher, Haia.
Friedrich, J. (2018). Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Campinas: Mercado de Letras.
Heller, A. (1989). O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra.
Kandinsky, W. (2015). Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes.
Manguel, A. (2001). Lendo imagens: uma história de amor e ódio (5a ed.). São Paulo: Companhia das Letras.
March S., & Fleer M. (2017). The role of imagination and anticipation in children’s emotional development. In M. Fleer, F. González Rey, & N. Veresov (Eds.), Perezhivanie, emotions and subjectivity: Perspectives in Cultural-Historical Research (Vol. 1, pp.105-127). Singapore: Springer. Retrieved March 24, 2018, from https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-981-10-4534-9_6#citeas
Martín-Baró, I. (1997). O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia (Natal), 2(1), 7-27. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1997000100002
Neves, M. A. P., & Souza, V. L. T. (2018). Música e psicologia na escola: mobilizando afetos na classe de recuperação. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 17-25. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018019065
Petroni, A. P., & Souza, V. L. T. (2014). Psicólogo escolar e equipe gestora: tensões e contradições de uma parceria. Psicologia: Ciência e Profissão, 34(2), 444- 459. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000372013
Petrovski, A. V. (1984). Personalidad, actividad y colectividad. Buenos Aires: Cartago.
Placco, V. M. N. S., & Souza, V. L. T. (2012). Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção? In V. M. N. S. Placco & L. S. Almeida (Orgs.), O coordenador pedagógico e os desafios da educação (4a ed., pp.25-36). São Paulo: Loyola.
Rosa, G. (2001). O espelho. In G. Rosa. Pequenas histórias (pp.94-100). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. (Originalmente publicado em 1962).
Salgado, S. (1996). Trabalhadores. São Paulo: Companhia das Letras.
Salgado, S. (1997). Terra. São Paulo: Companhia das Letras.
Salgado, S. (1999). Outras Américas. São Paulo: Companhia das Letras.
Salgado, S. (2000). Êxodos. São Paulo: Companhia das Letras.
Salgado, S. (2007). África. Colônia: Taschen.
Salgado, S. (2013). Gênesis. Colônia: Taschen.
Sawaia, B. B. (2009). Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicologia & Sociedade, 21(3), 364-372. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000300010
Souza, V. L. T. (1998). Olhares e dizeres revelando a identidade de professoras: refletindo sobre a formação docente (Dissertação de mestrado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Souza, V. L. T. (2016a). Contribuições da Psicologia à compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem. In V. L. T. Souza, A. P. Petroni, & P. C. de Andrada (Orgs.), A psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem (pp.11-28). São Paulo: Edições Loyola.
Souza, V. L. T. (2016b). Arte, imaginação e desenvolvimento humano: aportes à atuação do Psicólogo na escola. In M. V. Dazzani & V. L. T. Souza (Orgs.), Psicologia escolar crítica: teoria e prática nos contextos educacionais (pp.77-94). Campinas: Alínea.
Souza, V. L. T., & Andrada, P. C. (2013). Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia (Campinas), 30(3), 355-365. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2013000300005
Souza, V. L. T., Dugnani, L. A. C., Barbosa, E. T., Jesus, J. S., & Neves, M. A. P. (2016). As mediações estéticas como estratégia de atuação do psicólogo em classes de recuperação. In M. V. Dazzani & V. L. T. Souza (Orgs.), Psicologia escolar crítica: teoria e prática nos contextos educacionais (pp.205-220). Campinas: Alínea.
Souza, V. L. T., Dugnani, L. A. C., Petroni, A. P., & Andrada, P. C. (2015). A síntese como registro reflexivo no trabalho do psicólogo escolar com gestores. Psicologia da Educação, (41), 83-94. http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150016
Spinoza, B. (1989). Ética II (4a ed.). São Paulo: Nova Cultural. (Originalmente publicado em 1677).
Vigotski, L. S. (1999). Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1925).
Vigotski, L. S. (2009). A construção do pensamento ne da linguagem. São Paulo: WMF Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1934).
Vigotsky, L. S. (2009). La Imaginacion y el arte en la infancia. Madrid: Akal. (Originalmente publicado em 1930).
Vygotski, L. S. (1991). El significado histórico de la crisis de la Psicología. In L. S. Vygotski, Obras escogidas: problemas teóricos y metodológicos de la Psicología (Vol. 1, pp.257-407). Madrid: Visor. (Originalmente publicado en 1927).
Vygotski, L. S. (1995). Dominio de la propia conducta. In L. S. Vygotski, Obras escogidas: historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores (2a ed., Vol. 3, pp.285-302). Madrid: Visor. (Originalmente publicado en 1931).
Vygotski, L. S. (2006). El desarollo del pensamento del adolescente y la formación de conceptos. In L. S.
Vygotski, Obras escogidas: paidologia infantil (Vol. 4, pp.11-46). Madrid: A. Machado Libros. (Originalmente publicado en 1931).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vera Lúcia Trevisan de SOUZA, Lilian Aparecida Cruz DUGNANI, Elaine de Cássia Gonçalves dos REIS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.