Treino e generalização de leitura crítica e criativa: um estudo experimental com universitários

Autores

  • Carmen Lúcia Hussein Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Aprendizagem Verbal, Aprendizagem da Leitura, Leitura e Desenvolvimento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência de procedimentos de treino em leitura crítica e leitura criativa. Ainda foi o de verificar a generalização do treino de leitura crítica para a motivação, compreensão e leitura criativa. Também foi verificado a generalização do treino de leitura criativa para a motivação, compreensão leitura crítica. Os dados obtidos demonstraram a eficiência dos treinos oferecidos. Quanto à generalização, pode-se dizer que o grupo submetido ao treino de criticidade conduziu a produção de criatividade textual. Todavia, o procedimento de treino de criatividade textual não afetou o comportamento de criticidade textual. Finalmente, pode-se concluir que a variável modalidade de treino não controlou a produção dos comportamentos de compreensão e motivação de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBE, W.B. (1975). Ingredients of a creative reading program. In: M. LABUDA. Creative reading for gifted learners a design for excellence. I.R.A., New York, Delaware.

BOODT, G.M. (1984). Critical listeners become critical readers in remedial reading class. The Reading Teacher, vol. 37, (nº 4), 390-394.

CHEVES, D.A.P. (1973). An experiment in developing the ability to make inferences and to ask question wich require inference in sisth grade students. University of Missouri, Kansas City.

DeBOER, J. (1964). Teaching Critical Reading. The Elementary English Review, 23: 251-4.

DURAN, A.P. (1981) Padrões da Comunicação Oral e Compreensão da Comunicação Escrita na Universidade: Estudo no Nordeste. Tese de Doutoramento apresentada ao IPUSP, São Paulo.

HARVISON, A.R. (1967). Critical reading for elementary pupils. The Reading Teacher, 21: 244-7, 1967.

HAYES, & DIEHL,W. (1982). What research on prose comprehension suggests for college skills instruction. Journal of Reading, 25 (7).

HOFFMAN, J.V.(1979). The intreact procedure for critical reading. Journal of Reading, vol. 22 (7), 605-608.

HUSSEIN, C.L. (1982). Leitura Crítica e Criativa: Teste de Procedimentos de Treino e Generalização um estudo com escolares da 5ª série. Tese de Doutoramento apresentada ao IPUSP.

HUSSEIN, C.L. (1985). Relatório no 3 de atividades do projeto "Teste de procedimentos de treino e generalização de Leitura Crítica e Criativa um estudo experimental com universitários". Apresentado ao CNPq.

KOPKE FILHO, H. (1981). Criatividade em Redações e Inteligibilidade de Textos: um estudo quase experimental com alunos da 5a série usando a técnica de Cloze. Tese de Mestrado apresentada a FFLCH da USP, São Paulo.

LABUDA, M. (1988). Creative reading for gifted learners. New York Delaware, International Reading Association.

LAFFEY, J.L. & MORGAN, R. (1980). Sociological Bases. In: P. Lamb e R. Arnold. Teaching Reading Foundation and Strategies. Belmont, California, Wadsworth PubI. Co.

LAMB, P. & ARNOLD, R. (1980). Teaching Reading: Foundations and Strategies. Belmont, California, Wadsworth PubI. Co.

MEMORY, M.D. & MOORE, D.M. (1981). Selecting sources in library research: An activity in Skimming and critical reading. Journal of Reading, voI. 24 (6), 469-474.

PACHTMAN, A.B. (1977). The effects of a reading and language arts program on the criticaI reading of the first year law student. Dis. Abs. Int., voI. 38 (5A), 2431-2432.

PERAHIA, P.J. (1976).Critical Reading Patterns of College, students majoring in Economics at Psychology. Hofstra University.

PLEVNIK, D. (1981). Reading - The most important concern for a University. Journal of Reading, 24 (7): 568-569.

SAMPAIO, S.T. Teste de procedimentos para treino em Leitura Crítica e Criativa: um estudo experimental com universitários. Tese apresentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

SANTOS, A.A.A. (1989). Leitura entre universitários: diagnóstico e remediação. Tese de Doutoramento apresentada ao IPUSP, São Paulo.

SHEARIN, C.W. (1976). An evaluation of a program to teach critical reading skills to adult volunteers. Dis. Abs. Int., voI. 37 (3-A) 1355.

STAUFFER R.G. (1969). Directing reading maturity as a cognitive process. N.Y.; Harper e Row, cap. 10 e 11.

SIEGEL, S. (1956).Non parametric statistics for the behavioural sciences. N. York, McGraw HiII Book Co.

STRICKLER, D. & ELLER, W. (1980). Atitudes and Interests. In: P. LAMB e R. ARNOLD. Teaching Reading: Foundations and Strategies. Belmont, California, Wadsworth PubI. Co.

VIESSI, V.R (1979). Sistema contratual para leitores relutantes: um estudo com escolares de 1º grau. Tese de Doutoramento apresentada ao IPUSP, São Paulo.

WITTER, G.P. (1997). Psicologia: Leitura e Universidade. Editora Alínea, Campinas, SP.

WOLF, W., KING, M.L & HUCK, C.S. (1968). Teaching critical reading to elementary school children. Reading Research Ouartely, voI. III, 4, 435-498.

Downloads

Publicado

1999-08-30

Como Citar

Hussein, C. L. . (1999). Treino e generalização de leitura crítica e criativa: um estudo experimental com universitários. Estudos De Psicologia, 16(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6555