Treino e generalização de leitura crítica e criativa: um estudo experimental com universitários

Autores/as

  • Carmen Lúcia Hussein Universidade de Taubaté

Palabras clave:

Aprendizagem Verbal, Aprendizagem da Leitura, Leitura e Desenvolvimento

Resumen

O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência de procedimentos de treino em leitura crítica e leitura criativa. Ainda foi o de verificar a generalização do treino de leitura crítica para a motivação, compreensão e leitura criativa. Também foi verificado a generalização do treino de leitura criativa para a motivação, compreensão leitura crítica. Os dados obtidos demonstraram a eficiência dos treinos oferecidos. Quanto à generalização, pode-se dizer que o grupo submetido ao treino de criticidade conduziu a produção de criatividade textual. Todavia, o procedimento de treino de criatividade textual não afetou o comportamento de criticidade textual. Finalmente, pode-se concluir que a variável modalidade de treino não controlou a produção dos comportamentos de compreensão e motivação de leitura.

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Publicado

1999-08-30

Cómo citar

Hussein, C. L. . (1999). Treino e generalização de leitura crítica e criativa: um estudo experimental com universitários. Estudos De Psicologia, 16(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6555