FONTES E SINTOMAS DE STRESS OCUPACIONAL DO PROFESSOR I
Resumen
O objetivo do presente estudo exploratório foi levantar as principais fontes e sintomas de stress ocupacional do Professor I. A amostra foi composta de 72 Professoras I, efetivas, das 9 escolas estaduais urbanas de uma cidade do interior paulista, que responderam a um questionário especialmente elaborado para esse fim. Mais da metade das professoras consideraram sua profissão muito ou muitíssimo estressante. Os estressores ocupacionais mais frequentemente mencionados foram "ter classes com muitos alunos", "trabalhar com alunos desinteressados pelas atividades de classe" e "achar que alguns alunos indisciplinados ocupam demais meu tempo em prejuízo dos outros". Os sintomas relacionados como os mais frequentes e mais intensamente sentidos se referem a tensão e exaustão. Os resultados sugerem a interferência de estressores não-ocupacionais que deveriam ser isolados em futuras pesquisas.
Descargas
Citas
BELCASTRO, P. A. - Burnout and its relationship to teachers' somatic complaints and illnesses. Psychological Reports, 50 (3), 1045 - 46, 1982.
CUNNINGHAM, W. G. - Teacher burnout - solutions for the 1980s: A review ofthe literature. Urban Review, 15 (1),37 - 51,1983.
FELDENS, M. G. F.; OTT, M. B. e MORAES, V. R. P. - Professores têm problemas? Cadernos de Pesquisa, 45,78 - 80, 1983.
IWANICKI, E. F. e SCHWAB, R. L - A cross validation study of the Maslach Burnout Inventory. Educational and Psychological Measure ment,41 (4), 1167 - 1174, 1981.
KYRIACOU, C. e SUTCLlFFE, J. - A model of teacher stress. Educatio nal Studies, 4 (1),1 - 6, 1978a. - Teacher stress: prevalence, sources and symptoms. British Journalof EducationalPsychology, 48 (2), 159 - 167, 1978b. - A note on teacher stress and locus of control. Journal of Occupational Psychology, 52 (3),227 - 228,1979.
MCGUIRE, W. - Teacher burnout. Today's Education, 68 (3),5, 1979.
MASLACH,C. - Burned-out. Human Behavior, 5 (9), 16 - 22,1976.
MELLO, G. N. de - Magistério de 19 grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo, Cartez, 1982.
MORACCO,J.; DANFORD, D. e D'ARIENZO, R. V. - The factorial validity of the Teacher Occupational Stress Factor Questionnaire. Educational and Psychological Measurement, 42 (1),275 - 283,1982.
MORACCO, J.; D'ARIENZO, R. V. e DANFORD, D. - Comparison of perceived occupational stress between teachers who are contimted and discontented in their career choice. Vocational Guidance Quar terly,32 (1),44 - 51, 1983.
MORACCO, J. e MCFADDEN, H. - The counselor's role in reducing teacher stress. Personnel and Guidance Journal, 60 (9), 549 - 552, 1982.
SCHWAB, R.L. e IWANICKI, E. F. - Who are our burned-out teachers? Educational Research Quarterly, 7 (2),5 - 16, 1982. I.
TELLENBACK, S.; BRENNER, S. e LOFGREN, H. - Work, health and well.being of teachers in the 9-year "basic" school and in child care centers. Rapporter fran laboratoriet for klinisk Stressforsking, Karolirska Institut, 136a, 1981.