Intencionalidade comunicativa: teorias e implicações para a cognição social infantil

Autores/as

  • Fabíola de Sousa Braz AQUINO Universidade Federal da Paraíba
  • Nádia Maria Ribeiro SALOMÃO Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Cognição social, Intenção, Linguagem, Relação mãe-criança

Resumen

Esse artigo explora a questão da intencionalidade comunicativa dos bebês e a aquisição dessa habilidade no primeiro ano de vida. Apresenta pontos de vista teóricos acerca dessa temática, pesquisas que assinalam a dimensão sociocomunicativa da linguagem, suas contribuições para a cognição social infantil, e o papel do adulto na coconstrução dessa habilidade. Destaca, ainda, a relação estreita entre intenção comunicativa e contextos triádicos, os diferentes pontos de vista acerca do momento evolutivo em que surgem tais habilidades e as nuances na investigação dos atos comunicativos infantis, principalmente quando tais atos incorporam o elemento intencional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Adamson, L. B., & Bakeman, R. (1985). Affect and attention: infants observed with mothers and peers. Child Development, 56, 582-593.

Akhtar, N., & Gernsbacher, M. A. (2007). Joint attention and vocabulary development: a critical look. Language and Linguistic Compass, 1 (3) 195-207.

Austin, J. L. (1990). Quando dizer é fazer Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1962).

Bates, E., O'Connel, B., & Shore, C. (1987). Language and communication in infancy. In J. Osofsky (Ed.), Handbook of infant development (pp.149-203). New York: Willey.

Bloom, L. (1993). The transition from infancy to language Easton, Connecticut: Cambridge University Press.

Bosa, C. (2002). Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15 (1), 77-88.

Brazelton, T. B. (1979). Evidence of communication during neonatal behavioral assessment. In M. Bullowa (Ed.), Before speech: the beginning of interpersonal communication (pp.79-88). London: Cambridge University Press.

Bruner, J. S. (1975). From communication to language: a psychological perspective. Cognition, 3 (3), 255-287.

Bruner, J. S. (1980). Early social interaction and language acquisition. In H. R. Schaffer (Ed.), Studies in mother-infant interaction (pp.271-289). New York: Academic Press.

Bruner, J. S. (1999). Intentionality and interpretation. In P. D. Zelazo, J. W. Astington & D. R. Olson (Eds.), Developing theories of intention: social understanding and self-control (pp.329-339). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Carpenter, M., Nagell, K., & Tomasello, M. (1998). Social cognition, joint attention, and communicative competence from 9 to 15 months of age. Monographs of the Society for Research in Child Development, 63 (4), 1-175.

Carvalho, A. M. A., & Pedrosa, M. I. (2003). Precursores filogenéticos e ontogenéticos da linguagem: reflexões preliminares. Revista de Ciências Humanas, 34, 219-252.

Cleveland, A., Kobiella, A., & Striano, T. (2006). Intention or expression? four-month-olds' reactions to a sudden still-face. Infant Behavior & Development, 8 (3), 299-480.

Corkum, V., & Moore, C. (1998). The origins of joint visual attention in infants. Developmental psychology, 34 (1), 28-38.

Dore, J. (1974). A pragmatic description of early language development. Journal of Psycholinguistic Research, 3, 343-350.

Dunn, J. (1999). Making sense of the social world: mindreading, emotion, and relationships. In P. D. Zelazo, J. W. Astington & D. R. Olson (Eds.), Developing theories of intention: social undertanding and self-control (pp. 229-242). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Eilan, N. (2007). Joint attention, communication, and mind. In N. Eilan, C. Hoerl, T. MacCormack & J. Roessler (Eds.), Joint attention: communication and other minds: Issues in philosophy and psychology (pp.1-33). New York: Oxford.

Feldman, R. & Reznick J. S. (1996). Maternal perception of infant intentionality at 4 and 8 months. Infant Behavioral Development, 19, 483-496

Halliday, M. A. K. (1979). One child's protolanguage. In M. Bullowa (Ed.), Before speech: the beginning of interpersonal communication (pp.171-190). London: Cambridge University Press.

Harding, C. G., & Golinkoff, R. M. (1979). The origins of intentional vocalizations in prelinguistic infants. Child Development, 50, 33-40.

Heal, J. (2007). Joint attention and understanding the mind. In N. Eilan, C. Hoerl, T. MacCormack & J. Roessler (Eds.), Joint attention: communication and other minds: issues in philosophy and psychology (pp.34-44). New York: Oxford.

Hobson, R. P. (1989). 'On sharing experiences'. Development and Psychopathology, 1, 97-203.

Karousou, A . (2003). Análisis de las vocalizaciones tempranas: su patrón evolutivo y su función determinante en la emergencia de la palabra Tese de doutorado não-publicada, Universidad Complutense de Madrid.

Lampreia, C. (2007). A perspectiva desenvolvimentista para a intervenção precoce no autismo. Estudos de Psicologia (Campinas), 24 (1), 105-114.

Lyra, M. C. D. P. (2000). Desenvolvimento de um sistema de relações historicamente construído: contribuições da comunicação no início da vida. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13 (2), 255-266.

Meltzoff, A. N., Gopnik, A., & Repacholi, B. M. (1999). Toddlers' understanding of intentions, desires and emotions: explorations of dark ages. In P. D. Zelazo, J. W. Astington & D. R. Olson (Eds.), Developing theories of intention: social undertanding and self-control (pp.17-41). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Moura, M. L S., & Ribas, A. F. P. (2000). Desenvolvimento e contexto sociocultural: a gênese da atividade mediada nas interações iniciais mãe-bebê. Psicologia Reflexão e Crítica, 13 (2).

Nogueira, S. E., & Moura, M. L. S. (2007). Intersubjetividade: perspectivas teóricas e implicações para o desenvolvimento infantil inicial. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 1 (2), 128-138.

Olson, D. R., Astington, J. W. & Zelazo, P. D. (1999). Actions, intentions and attribuitions. In P. D. Zelazo, J. W. Astington & D. R. Olson (Eds.), Developing theories of intention: social undertanding and self-control (pp.1-13). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Papaeliou, C. F., Minadakis, G., & Cavouras, D. (2002). Acoustics patterns of infant vocalizations expressing emotions and communicative functions. Journal of Speech, Language and Hearing Research, 45, 311-317.

Papaeliou, C. F., & Trevarthen, C. (2006). Prelinguistic pitch patterns expressing 'communication' and 'apprehension'. Journal of Child Language, 33, 163-178.

Reznick, J. S. (1999). Influences on maternal attribuition of infant intentionality. In P. D. Zelazo, J. W. Astington & D. R. Olson (Eds.), Developing theories of intention: social undertanding and self-control (pp.243-267). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Reznick, J. S., & Schwartz, B. B. (2001). When is an assessment an Intervention? parent perception of infant intentionality and language at 8 and 12 months. Academic Children Adolescency Psychiatry, 40 (1), 11-17.

Ribas, A. F. P., & Moura, M. L. S. (1999). Manifestações iniciais de trocas interativas mãe-bebê e suas transformações. Estudos de Psicologia (Natal), 4 (2) 273-288.

Rivero, M. (2003). Los inicios de la comunicación: la intencionalidad comunicativa y el significado como procesos graduales. Anuário de Psicologia, 34 (3): 337-356.

Rochat, P. (2007). Intentional action arises from early reciprocal exchanges. Acta Psychologica, 124, 8-25.

Sabbagh, M. A., & Baldwin, D. (2007). Understanding the role of communicative intentions in word learning. In: N. Eilan, C. Hoerl, T. MacCormack, & J. Roessler (Eds.), Joint attention: communication and other minds: issues in philosophy and psychology (pp.165-184). New York: Oxford.

Sarriá, E. (1991). Observacion de la comunicacion intencional preverbal: um sistema de codificacion basado em el concepto de categoria natural. Psicotema, 3 (2): 359-380.

Searle, J. R. (1995). Intencionalidade São Paulo: Martins Fontes.

Striano, T. & Rochat, P. (2000). Emergence of selective social referencing in infancy. Infancy, 1 (2): 253-264.

Striano, T. & Liszkowski, U. (2005). Sensitivity the context of facial expression in the still face at 3-6-, and 9-months of age. Infant behavior & Development, 28 (1), 10-19.

Tomasello, M. (1995). Joint attention as social cognition. In C. Moore & P. J. Dunham (Eds.), Joint attention: its origins and role in development (pp.103-130). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Tomasello, M. (1999). Having intentions, understanding intentions, e understanding communicative intentions. In P. D. Zelazo, J. W. Astington & D. R. Olson (Eds.), Developing theories of intention: social undertanding and self-control (pp.64-75). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Tomasello, M. (2000). Primate cognition: introduction to the issue. Cognitive Science, 1 (24), 351-361.

Tomaselo, M. (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano (Coleção Tópicos). São Paulo: Martins Fontes.

Tomasello, M., Carpenter, M., Call, J., Behne, T., & Moll, H. (2005). Understanding and sharing intentions: the origins of cultural cognition. Behavioral and Brain Sciences, 28 (5), 1-42.

Tomasello, M., & Carpenter, M. (2007). Shared intentionality. Developmental Science, 10 (1), 121-125.

Trevarthen, C. (1979). Communication and cooperation in early infancy: a description of primary intersubjectivity. In M. Bullowa (Ed.), Before speech: the beginning of interpersonal communication (pp.321-347). London: Cambridge University Press.

Trevarthen, C. (2004). Learning about ourselves, from children: why a growing human brain needs interesting companions (Perception in action publications, pp.1-36) Scotland: University of Edinburgh.

Vygotsky, L. S. (1996). El primer año. In Obras escogidas: psicología infantil (Tomo IV). (pp. 275-318). Madrid: Visor (Originalmente publicado em 1932).

Vygotsky, L. S. (2000). A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (6Ş ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Wodward, A . L. (2007). Infants' understanding of the actions involved in joint attention. In N. Eilan, C. Hoerl, T. MacCormack & J. Roessler (Eds.), Joint attention: communication and other minds: issues in philosophy and psychology (pp.110-128). New York: Oxford.

Yale, M. E., Messinger, S., Cobo-Lewis, A. B., & Delgado, C. F. (2003). The temporal coordination of early infant communication. Developmental Psychology, 39 (5) 815-824.

Publicado

2010-09-30

Cómo citar

AQUINO, F. de S. B. ., & SALOMÃO, N. M. R. . (2010). Intencionalidade comunicativa: teorias e implicações para a cognição social infantil. Estudos De Psicologia, 27(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7161