A aprendizagem como disciplina de diálogo: implicações científicas e sociais

Autores/as

  • Mauro de Oliveira MAGALHÃES Universidade Luterana do Brasil/UFRGS

Palabras clave:

ciência , aprendizagem, diálogo

Resumen

No artigo são examinadas as bases históricas e filosóficas do pensamento ocidental para explicitar as crenças tácitas sobre a natureza do conhecimento que subjazem às interações sociais, com ênfase nos meios acadêmicos e científicos. São analisadas as conseqüências de idéias e atitudes presentes na tradição filosófica iniciada por Sócrates e Platão sobre o modo típico de pensar e resolver problemas em nossa cultura. A tarefa do conhecimento é descrita como uma disciplina de diálogo e construção coletiva.

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Publicado

2003-04-30

Cómo citar

MAGALHÃES, M. de O. . (2003). A aprendizagem como disciplina de diálogo: implicações científicas e sociais. Estudos De Psicologia, 20(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6665