Universidades da Terceira Idade e Certificado: opiniões de alunos e ex-alunos

Autores/as

Palabras clave:

desenvolvimento adulto , envelhecimento , terceira idade, Universidade da Terceira Idade

Resumen

Os objetivos foram verificar: a) como alunos e ex-alunos de uma Universidade da Terceira Idade avaliam um certificado não legalmente reconhecido; b) contribuições sociais decorrentes do curso; c) possíveis diferenças entre grupos. Foram entrevistados 24 sujeitos de 46 a 80 anos, divididos cm três grupos: ingressantes, alunos atuais e egressos. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo e estatística. Os resultados mostraram uma avaliação positiva.pois aprcocupação principal é aprender, c não continuar vida profissional. Os planos para o futuro são mais auto-dirigidos,relacionados à adaptação ao envelhecimento, do que ligados a preocupações sociais. Conclui-se queessas Universidades favorecem o envelhecimento bem sucedido, sendo um espaço onde é possível a busca de novos papéis sociais.

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Publicado

1996-04-30

Cómo citar

Erbolato, R. M. P. L. (1996). Universidades da Terceira Idade e Certificado: opiniões de alunos e ex-alunos. Estudos De Psicologia, 13(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12259