CONCEITO DE PESQUISA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO PERSPECTIVAS DE PESQUISADORES E DE LEIGOS

Autores

  • Franca M. B. G. de Araújo Mestranda Biblioteconomia -- PUCCAMP
  • Geraldina Porto Witter Profª da Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP
  • Ledenice S. Martins Mestranda Biblioteconomia -- PUCCAMP
  • Marciana Leite Ribeiro Mestranda Biblioteconomia -- PUCCAMP
  • Maria Marta Giacometti Mestranda Biblioteconomia -- PUCCAMP

Resumo

Foi analisado o conteúdo semântico das respostas de pesquisadores (n =17) e leigos (n =28) em resposta à questão: "O que é pesquisa?" Obteve-se fidedignidade alta para as categorias de análise. Os pesquisadores destacaram as dimensões: método; investigação e construção de teoria; os leigos destacaram investigação e objeto. Não foi significante a correlação entre as opiniões de leigos e de pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASTI VERA A. & MAGALHÃES, B. M. Metodologia da pesquisa científica. 5 ed. Porto Alegre, Globo, 1979.

BARBOSA FILHO, M. Introdução à pesquisa: métodos, técnicas e instrumentos. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 1980.

BOMTEMPO, E. Observação: um método para estudo do comportamento. In: WITTER, G. P. Ciência, ensino e aprendizagem. São Paulo, Alfa-Omega, 1975.

CERVO, A. L. & BERVIAN, P. A. Metodologia científica para uso dos estudantes universitários. 3 ed. São Paulo. McGraw-Hill do Brasil, 1983. DREW, C. J. Introduction to designing and conducting research. St. Louis, The C. V. Mosby, 1980.

FENATI, R. A análise das ciências. Síntese, 15(40): 101-105, 1987.

LEWIN, R. Where is the science in creation science? Science. 8-1-1982,215(4529): 142-146.

LOMONACO, J. F. B. Aprendizagem de conceitos. In: WITTER, G. P. & LOMONACO, J. F. B. Psicologia da aprendizagem. São Paulo, EPV, 1984.

MACEDO, E. M. Desenvolvimento dos conceitos de cheio e vazio: influência de variáveis do conceito, do sujeito e do estímulo. São Paulo, !PUSP, SP, 1979 (Dissertação de Mestrado).

MAHONEY M. J. Scientist as subject: the psychological imperative. Cambridge, USA, Ballinger Publ. 1976.

PINTO, J. M. Análise do comportamento de pesquisa de um estudélnte de pós-graduação em psicologia: um estudo de caso. São Paulo, Instituto de Psicologia/USP, 1980 (Tese de Doutorado).

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis, Vozes, 1978.

RUIZ, J. A. Metodologia da pesquisa científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo, Atlas, 1982.

S IEG EL, S. Nomparametric statistics for the behavioral sciences. New York, McGraw-HiII Book, 1956,312 p.

TARGINO, M. G. A biblioteca na concepção de escolas: influência de variáveis do ambiente escolar. João Pessoa, UFPb, 1983 (Dissertação de Mestrado).

TRUJI LLO FERRARI, A. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1982.

Downloads

Publicado

1988-07-31

Como Citar

M. B. G. de Araújo, F. ., Porto Witter, G. ., S. Martins, L. ., Leite Ribeiro, M. ., & Giacometti, M. M. . (1988). CONCEITO DE PESQUISA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO PERSPECTIVAS DE PESQUISADORES E DE LEIGOS. Estudos De Psicologia, 5(1), 56–73. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7799