PSICOLOGIA ESCOLAR: PERSPECTIVAS NO ESTUDO DA PROFISSÃO

Autores

  • Geraldina Porto Witter PUCCAMP

Palavras-chave:

psicologia escolar, profissionalização, estudo de profissão

Resumo

O ciclo de vida profissional precisa ser estudado desde o processo de escolha até o de aposentadoria. As tendências apresentadas nos estudos do psicólogo enquanto profissional em outros países são semelhantes às pesquisas brasileiras. É importante estudar as variáveis relativas à escolha, ao desenvolvimento e à aposentadoria do profissional. A metodologia de pesquisa deve ser cada vez mais sofisticada para fornecer uma perspectiva científica da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAGNATO.S.J. & NEISWORTH.J. (1991). Assessment for early Interventlon-best practices for professionals. London: The Guilford Press.

BORGEN.F.H. (1984). Counseling Psychology. Annual Revlew of Psychology, 35: 579-604.

KEHLE, T. J.;JENSEN, W. R. & CLARCK. E.(1992). Teacher acceptance of psychological interventions: an allegiance to Intuition? School Psychology Internatlonal, 13(4): 307-312.

OSIPOW, S. H. (1991). Observations about career psychology. Journal of vocational behavior, 39(2): 291-296.

RAVEN, J. (1984). Competence In modern society. Its identification, development and release. London: HK Lewis & Co., Ud.

RAVEN, J. (1991). The tragic illusion: educational testing Oxford: Oxford Psycho logists Press.

SCHIEVER,S. W. (1991). A comprehensive approach to teaching thinking. Boston: Allynand Bacon.

SCHINEIDER, B. H.; KERRIDGE, A. & KATZ, J. (1992).Teacher accep tance of psychological interventions of varying theoretical orientation. School Psychology International, 13(4): 291-306.

THOMAS, A. & GRIMES, J. (1988). Best practices In school psychology. Washington, DC: The National Association of School Psychologists.

WITTER, G. P. (1977). Psicologia Escolar: ensino e pesquisa. Tese de Livre Docência, IPUSP, São Paulo.

WITTER, G.P.; PFROMMNETTO, S.; WECHSLER, S. & GUZZO, R.S.L. (1992 a). Psicólogo Escolar: identidade e perspectivas. Anais do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar. ABRAPEE/PUCCAMP. Campinas: Átomo.

WITTER, G. P.; WITTER, C.; YUKlMTSU, M. T. C. P. & GONÇALVES, C. L. C .(1992 b). Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional no Brasil: perspectiva através de textos (1980/1992). lnCFP. Psicólogo Brasileiro Construção de Novos Espaços. Campinas: Átomo.

Downloads

Publicado

1993-08-31

Como Citar

Porto Witter, G. . (1993). PSICOLOGIA ESCOLAR: PERSPECTIVAS NO ESTUDO DA PROFISSÃO. Estudos De Psicologia, 10(2), 106–114. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8130

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS