Associações entre habilidades sociais e dimensões de burnout em médicos residentes

Autores

  • Karina PEREIRA-LIMA Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento.
  • Sonia Regina LOUREIRO Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento.

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Internato e residência, Habilidades sociais

Resumo

A residência médica é um período com características reconhecidamente estressantes que podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome de burnout. Configuram-se como lacuna da literatura estudos que abordem condições de proteção ao burnout, colocando em foco as habilidades sociais, dada a relevância das interações interpessoais para o exercício profissional do médico. Objetivou-se verificar as associações entre o repertório de habilidades sociais e as dimensões de burnout de médicos residentes. Trezentos e cinco residentes foram avaliados por meio dos seguintes instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais e Inventário da Síndrome de Burnout. Foram verificadas associações significativas de todos os fatores de habilidades sociais com pelo menos uma dimensão de burnout, com valores de odds ratio sugestivos de uma relação de proteção, sendo que residentes com um repertório elaborado de habilidades sociais apresentaram menos chances de apresentarem indicadores de burnout. Considerando-se que habilidades sociais podem ser aprendidas, esses dados podem contribuir para a proposição de medidas preventivas.

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Publicado

2023-03-08

Como Citar

PEREIRA-LIMA, K., & LOUREIRO, S. R. (2023). Associações entre habilidades sociais e dimensões de burnout em médicos residentes. Estudos De Psicologia, 34(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7667

Edição

Seção

PSICOLOGIA DA SAÚDE