Indicadores de problemas avaliados por pais e crianças estratificadas pelo peso ao nascer

Autores

  • Claudia Mazzer RODRIGUES-PALUCCI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
  • Sonia Regina LOUREIRO Universidade de São Paulo, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Palavras-chave:

Comportamento, Peso ao nascer, Depressão, Relações pais-filho

Resumo

Estudos sobre o impacto do peso ao nascer para o desenvolvimento infantil carecem da inclusão das crianças como informantes. Objetivou-se comparar os indicadores de problemas comportamentais e de depressão apresentados por crianças, em idade escolar, de uma coorte estratificada pelo peso ao nascer, e verificar as possíveis associações entre os indicadores comportamentais, avaliados pelos pais, e de depressão, informados pelas crianças. Foram avaliadas 665 crianças, aos 10-11 anos de idade, distribuídas em cinco grupos de peso ao nascer. Os pais responderam ao Questionário de Capacidades e Dificuldades, e as crianças responderam ao Inventário de Depressão Infantil. Constatou--se: (a) significativamente mais indicadores de hiperatividade e de depressão nas crianças nascidas com muito baixo peso; (b) associações entre os indicadores de depressão infantil e os problemas comportamentais gerais para todos os grupos de peso, com exceção do muito baixo peso. Verificou-se consistência na avaliação de problemas por parte das crianças e pais.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

RODRIGUES-PALUCCI, C. M., & LOUREIRO, S. R. (2023). Indicadores de problemas avaliados por pais e crianças estratificadas pelo peso ao nascer. Estudos De Psicologia, 34(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7536

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO